Método 50-20-30: Aprenda como juntar dinheiro e evitar dívidas

O método 50-30-20 é a fórmula ideal para quem deseja melhorar a administração das finanças e sair de uma vez por todas da inadimplência. Ainda não sabe muito bem como ele funciona? A gente vai te explicar tudo, em detalhes, neste artigo!

Lidar com dinheiro, manter o pagamento das contas em dia e sobrar valores para investir em lazer e/ou construir uma reserva de emergência são grandes desafios para boa parte dos brasileiros. Segundo o levantamento do Serasa, quase 65 milhões de pessoas estão com contas em atraso neste momento.

A educação financeira, sem dúvidas, é o melhor caminho para evitar que o número de inadimplentes continue crescendo no país. E mesmo que você não tenha dívidas, saiba que o método 50-30-20 vai te ajudar montar a sua poupança ou reserva de emergência, independente de quanto você ganha.

Continue a leitura para saber como mudar a sua vida financeira com o a regra 50-30-20!

Conheça o método 50-30-20

O método 50-30-20 foi criado para auxiliar pessoas com dificuldade em manter o controle sobre as finanças pessoais.

Além disso, por meio dele, é possível ter uma noção exata do quanto você ganha, quanto é destinado para as suas despesas, e qual porcentagem do seu salário deve ser separada para formar uma reserva de emergência.

Pensar no futuro, seja na aposentadoria ou na aquisição de algum bem, é fundamental para que você se sinta motivado a trabalhar para alcançar os seus objetivos. Por isso, o planejamento é tão importante.

Através do método 50-30-20, você divide o seu dinheiro de uma forma muito mais dinâmica e funcional, melhorando assim a maneira como lida com as finanças da sua casa.

Quanto maior a organização nesse aspecto, mas facilidade você terá para controlar os gastos, organizar as contas e guardar dinheiro.

Por onde começar?

Para facilitar o seu dia a dia, você pode usar os mais variados recursos para anotar gastos, despesas e todas as entradas. Comece registrando em uma planilha, planner, caderno ou algum aplicativo de finanças, todas as suas movimentações financeiras.

No início, pode até parecer trabalhoso, mas logo você irá se acostumar. Os resultados serão facilmente percebidos no seu dia dia e vão te motivar a seguir em frente.

Como funciona o método 50-30-20 na prática?

Agora, você vai aprender como aplicar o método 50-30-20 da forma correta. Veja como é simples!

Destine 50% do seu salário líquido para gastos essenciais

São aquelas despesas básicas que você não pode deixar de pagar. Por exemplo: conta de luz, água, internet, aluguel, telefone, supermercado, plano de saúde, farmácia, condomínio, transporte, entre outros.

Para facilitar o pagamento dessas conta, é fundamental que elas estejam todas listadas com os respectivos valores.

No caso das contas de água e luz, é possível haver variação. Ainda assim, registre o valor do último mês e, se perceber que ele foi mais elevado do que os anteriores, crie estratégias para economizar.

Os gastos com supermercado e farmácia também podem ser reduzidos.  No caso do supermercado, você pode recorrer a promoções ou mesmo avaliar o que pode ser economizado em casa. Por exemplo: reduzir a quantidade de alimentos preparados se notar que parte da comida pronta está sendo jogada no lixo. 

Já em relação aos gastos com farmácia, uma alternativa é experimentar marcas novas. Elas podem entregar o mesmo resultado daqueles produtos tradicionais que você costuma comprar, mas que estão com preço mais elevado.

30% para quitar as despesas variáveis

Aqui, entram os gastos com lazer, cultura e cuidados pessoais, por exemplo. Também vale para a compra de itens que são considerados supérfluos, como aquela encomenda da Shopee que você recebeu, mas nem precisava dela de verdade.

Quanto mais controle você tiver sobre as despesas variáveis, mais dinheiro sobrará no final do mês, e você poderá investir em alguns momentos de lazer.

Afinal, todos merecemos viajar de vez em quando, comprar algo que estamos planejando há muito tempo, jantar ou almoçar fora, entre outras opções.

Separe 20% para construir uma reserva financeira

Do total dos seus ganhos, 20% devem ser destinados à construção de uma reserva financeira mensal para ser usada em momentos de emergência ou para a aquisição de bens móveis ou imóveis.

Essa é uma maneira de ficar livre das taxas de juros praticados nos financiamentos. Se esperar um pouco mais, poderá, por exemplo, comprar um veículo à vista ou dar uma entrada significativa na compra de um imóvel, reduzindo o valor das prestações e dos juros aplicados.

Conclusão

Ao aplicar o método 50-20-30, você terá muito mais liberdade para gastar o seu dinheiro sem ficar inadimplente com os seus compromissos.

Além disso, terá recursos disponíveis para lidar com uma emergência financeira sem perder o sono. Nada de depender de bancos ou de terceiros!

Portanto, não perca tempo e comece, agora mesmo, a organizar a sua vida financeira usando essa estratégia!

Gostou deste artigo? Acesse a aba Finanças e confira outros conteúdos para transformar a sua vida financeira.

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.