Nada se compara à tranquilidade de uma renda passiva – ou seja, ter dinheiro caindo na conta todos os meses, sem precisar trabalhar. Este é o conceito por trás de viver de dividendos.
Algumas pessoas acham isso impossível, quase uma utopia. Será mesmo? Estamos aqui para te mostrar que viver de dividendos é um objetivo totalmente capaz de ser alcançado.
Para “chegar lá”, basta investir nas ações certas, com a estratégia certa e pelo tempo que for preciso.
Quer saber como viver dividendos? Então, não deixe de fazer a leitura completa deste artigo. Vamos te dar as melhores dicas para transformar essa meta em realidade!
O que são dividendos?
Digamos que você esteja investindo o seu dinheiro, certo? Todos os meses, uma parte dos lucros obtidos vai direto pra a sua conta corrente. É assim que os dividendos funcionam.
Dividendo é, portanto, a parte do lucro líquido das empresas que é distribuída entre os acionistas.
E quem são os acionistas? São os investidores que compram os títulos, ou seja, as ações das empresas que têm capital aberto.
Ao receber os seus lucros, por lei, a empresa precisa dividir 25% do total entre os seus acionistas. Logo, ao possuir ações de uma empresa, você tem direito a uma fatia dos lucros obtidos por ela.
Quero receber dividendos. O que devo fazer?
A primeira coisa que você precisa fazer para viver de dividendos, obviamente, é comprar ações! Como você já deve saber, elas estão à venda na Bolsa de Valores.
Ao comprar ações, você se torna um acionista, simples assim. Logo, receberá uma parcela do lucro líquido registrado pelas empresas, da mesma forma que acontece com fundos imobiliários.
Para quem procura uma renda extra ou deseja fazer um pé de meia, não existe nada melhor do que colocar o seu dinheiro para trabalhar por você. Mas, antes de investir, estude o mercado para aprender a respeito de estratégias eficazes e termos.
Quais são as vantagens de receber dividendos?
Primeiramente, você vai chegar cada vez mais perto da sua independência financeira. Ter renda passiva coloca poder e liberdade nas suas mãos!
A possibilidade de dar adeus àquele emprego chato, por exemplo, vai ficando mais próxima. Assim como um cenário onde você pode tirar férias a qualquer tempo, aproveitar mais tempo com a família e muito mais.
Quem produz a sua renda passiva é o seu próprio dinheiro. Enquanto você está vivendo e aproveitando, a sua grana está trabalhando e colocando mais dinheiro ainda no seu bolso.
O melhor de tudo é que dividendos de ações e fundos imobiliários não são taxados. Isso significa que 100% do lucro é apenas seu, não precisa dividir nada com a Receita Federal.
5 modelos de ações que pagam dividendos mensais
1 – Fundos imobiliários
Fundos Imobiliários ou FIIs são uma boa opção para quem deseja receber dividendos mensalmente. Eles alugam imóveis e dividem o valor que arrecadam entre os seus acionistas. Algumas recomendações são: HGLG11, RNGO11 e KNRI11.
2- Bancos
Bancos e instituições financeiras também costumam pagar dividendos mensais. Podemos utilizar o Banco do Brasil e o Bradesco como exemplos de empresas conhecidas por pagarem bons dividendos aos seus acionistas.
3 – Energia elétrica
Companhias de eletricidade também são uma boa aposta quando o objetivo é viver de dividendos mensais. Você pode optar, principalmente, pelas que atuam no setor de distribuição de eletricidade. Cemig (CMIG4) e Taesa (TAEE11) são indicações interessantes desses tipos de ações.
4 – Telecomunicações
Essas empresas são famosas dentro do mercado porque os seus acionistas não têm do que reclamar. A Oi (OIBR3) é uma delas. No entanto, é interessante pesquisar outras opções para abrir o seu leque de possibilidades.
5 – Infraestrutura
Esse tipo de empresa, como as que realizam obras em rodoviárias, costuma pagar bons dividendos mensais para os seus acionistas. A CCR (CCRO3) é um exemplo de empresa que opera nesse nicho.
Conclusão
Se você quer viver de dividendos, tenha em mente que escolher as ações certas vai fazer toda a diferença. Não adianta investir sem estudar!
Leve em consideração a saúde financeira de todas as empresas que você considerar. Também analise o caixa e, claro, saiba quais são as expectativas do mercado para cada companhia.
Este artigo te ajudou a entender um pouco mais a respeito de como viver de dividendos mensais? Conta pra gente nos comentários! E não deixe de compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e familiares, através das redes sociais!