Rendimento sobre CDI: Saiba como calcular sozinho

Investidores que desejam obter sucesso em sua caminhada precisam, obrigatoriamente, ter conhecimento acerca de alguns cálculos. Se você ainda não sabe como calcular o rendimento sobre CDI (Certificado de Depósito Bancário), este artigo é leitura obrigatória!

O índice funciona como um indexador financeiro. Ou seja, um índice econômico utilizado como referência para corrigir contratos ou valores de ativos na economia.

Se você não entende como o CDI incide sobre os seus investimentos, poderá receber rendimentos inferiores ao esperado. E, quando investimos, a última coisa que queremos é ter prejuízo, certo?

Se você deseja aprender como calcular o CDI sobre os seus investimentos, fique atento aos próximos tópicos. Preparamos este conteúdo porque o tema é de suma importância para você, investidor. Então, vamos em frente!

O que, exatamente, é CDI?

Bancos têm despesas, assim como nós. No entanto, nem sempre eles contam com dinheiro disponível para deixar tudo equilibrado. E, do mesmo jeito que a gente faz, eles também recorrem a empréstimos.

De acordo com a legislação do nosso país, nenhum banco pode fechar o saldo do dia no vermelho. Quando isso acontece, a instituição recorre ao CDI (empréstimo) para concluir o dia com saldo positivo.

Como o título é usado pelos bancos para movimentar grandes quantias de dinheiro, ele foi adotado como um índice de taxas de juros para empréstimos e investimentos. Quando um banco pega emprestado de outro, através do CDI, a sua garantia são títulos públicos. Por isso que a taxa acompanha a Selic, se distanciando muito pouco ou nada da taxa básica de juros.

O CDI é referência para aplicações como CDB (Certificado de depósito Bancário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LC (Letras de Câmbio) e fundos de investimento.

E qual é o rendimento do CDI?

Nos investimentos de Renda Fixa, podemos saber exatamente o valor do lucro ao final da aplicação. Isso acontece apenas com títulos pré-fixados, ou seja, títulos onde a taxa de juros é pré-definida no momento da aplicação.

Em ativos com juros pós-fixados, não é possível prever o valor exato dos rendimentos. No entanto, podemos chegar perto com estimativas. Isso só é possível graças a índices de referência como o CDI.

Em suma, a taxa CDI é uma média de todas as taxas diárias praticadas durante o período em que o investimento está vigente.

Digamos que você invista R$ 10 mil em CDB pós fixado, cujo rendimento é 100% do CDI, com taxa de 6,40%. No final da aplicação, o seu rendimento será: R$ 10.640.

Como calcular rendimento sobre CDI?

Todos os dias, são feitas muitas negociações de CDI entre os bancos. O cálculo da taxa considera o custo das operações e encontra uma média.

Esta média é, justamente, o valor da porcentagem que será utilizada como referência dos juros nos investimentos de Renda Fixa e Variável.

O primeiro passo para avaliar o rendimento de uma aplicação que tem o CDI como indexador é transformar o valor (porcentagem) oferecido pelo investimento em um número decimal e, depois, dividi-lo por 100.

Em seguida, você multiplica o resultado pelo valor do CDI atualizado. Para saber quanto está o CDI no dia, basta pesquisar no Google.

Abaixo, confira dois exemplos práticos:

Exemplo 01

Digamos que uma instituição financeira pague 80% do CDI sobre um investimento de CDB. Neste exemplo, vamos considerar a taxa de 6,40%. O retorno do investimento pode ser calculado da seguinte forma:

A primeira tarefa é encontrar o valor decimal de 80%, dividindo-o por 100. Acharemos, então, o número 0,8. Depois, multiplicamos o número por 6,40. Chegaremos, assim, em 5,12.

O retorno do investimento será calculado com uma simples regra de 3:

100 * X = 80 * 6,4

100X= 512.

Exemplo 2

Agora, vamos supor que um outro banco está prometendo, pelo mesmo investimento em CDB, um rendimento de 110% sobre o CDI, certo?

Iremos utilizar a mesma taxa de 6,40%.

Para chegar ao resultado, seguiremos os mesmos passos do exemplo número um, ou seja:

100 * X = 110 * 6,4

100X = 704

Concluímos, então, que ativos que rendem acima do CDI são mais lucrativos.

Por que é importante aprender a calcular o rendimento sobre CDI?

Saber calcular o CDI é de muita utilidade, principalmente se você investe no mercado financeiro. Apenas sabendo realizar a operação, é possível analisar quais são os melhores investimentos a fazer!

A falta desse conhecimento pode induzi-lo ao erro de fazer uma má aplicação. Afinal de contas, o CDI acompanha a taxa Selic bem de perto. Investir em títulos que remunerem valores inferiores a 100% da taxa pode ser um péssimo negócio.

Se este artigo te ajudou, ele pode ser de grande utilidade para os seus amigos e familiares! Portanto, não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Written By

Fernanda Reis

Fernanda Reis é uma escritora experiente no campo das finanças, conhecida por seus artigos concisos e informativos sobre finanças pessoais, investimentos e gestão patrimonial. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos, Sofia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas. Sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.