Você sabe quais são as vantagens de ser MEI? Apesar do crescimento expressivo em relação ao número de microempreendedores individuais, muita gente ainda desconhece os direitos e os benefícios que a formalização dentro desse regime assegura.
Nos últimos anos, o Brasil deu grande salto em relação ao número de pessoas atuando como MEI. Em fevereiro de 2020, eram 9,7 milhões. Já em maio de 2023, esse total superava a marca de 15,1 milhões.
Esse crescimento está ligado à pandemia da Covid-19, período em que muitas pessoas precisaram mudar suas formas de trabalho. Além disso, o alto índice de desemprego no período também motivou o empreendedorismo entre os brasileiros.
Ao pagar os tributos relativos ao Simples Nacional, o microempreendedor passa a ter direito a alguns benefícios importantes. Quer saber, afinal, quais são as vantagens de ser MEI? Veja a seguir!
Conheças as principais vantagens de ser MEI
1. Auxílio-doença
Os microempreendedores que precisarem de auxílio-doença poderão usufruir do benefício, desde que tenham pagado 12 meses seguidos de contribuições e estejam em dia com o pagamento. Para requerer o benefício, basta acessar o site Meu INSS ou recorrer por via judicial, se for necessário.
2. Aposentadoria por invalidez
Esse é mais um benefício assegurado para os microempreendedores individuais. Para isso, é preciso contribuir por no mínimo 12 meses, contados a partir do primeiro pagamento em dia. Em outras palavras, para ter direito é preciso que o contribuinte seja disciplinado e mantenha o pagamento regular.
A invalidez pode ser resultado de acidente e, em alguns casos especificados na lei, não é preciso respeitar o tempo de carência. No entanto, se no decorrer do tempo a pessoa for constatada como apta para exercer as suas atividades, o benefício será cessado.
3. Aposentadoria por idade
Para ter direito ao benefício é preciso ter pelo menos 180 meses de contribuição, ou seja, 15 anos. Além disso, existe idade mínima para requerer: 62 anos para as mulheres e 65 para os homens.
O valor da aposentadoria, considerando as leis atuais, é de um salário-mínimo devido à cota reduzida de contribuição do MEI.
No entanto, quem deseja aumentar os valores pode procurar a orientação jurídica especializada e assim obter esse benefício.
4. Salário maternidade
As empreendedoras que tiverem filhos poderão usufruir do salário maternidade durante 4 meses. O benefício deve ser requerido diretamente ao INSS, via aplicativo, site ou central telefônica.
Para ter direito, a condição é ter efetuado no mínimo 10 meses de pagamento do DAS, que é a contribuição do MEI. Além disso, é preciso ter pontualidade, pois será considerado o período sem interrupção dos pagamentos.
5. Pensão por morte
Em caso de falecimento do empreendedor cadastrado como MEI, seus familiares ou dependentes poderão ter o benefício de pensão por morte.
No entanto, assim como os outros benefícios, é preciso que a contribuição seja regular.
O beneficiário poderá procurar uma agência do INSS para solicitar o recebimento da pensão por morte.
Como efetuar o cadastro do MEI?
Para formalizar o seu negócio como microempreendedor individual, os passos são bem simples e rápidos.
Além disso, você pode fazer tudo pela internet, deixando o processo muito mais dinâmico, prático e cômodo. Veja a seguir como fazer:
1. O primeiro passo é acessar o site oficial do Portal do Empreendedor. É importante realizar todo o processo dentro dessa plataforma, pois é do governo e não há cobrança;
2. Em seguida, acesse a aba “Quero Ser” e depois o card “Formalize-se”. Preencha todas as informações solicitadas. Inclusive a sua conta de acesso ao site oficial gov.br.
3. O próximo passo é preencher o formulário de inscrição de MEI e assinalar todas as declarações contidas na página. Finalize sua inscrição para concluir o processo.
Documentos necessários para fazer a inscrição do MEI
Na hora de fazer a inscrição do MEI, é preciso ter em mãos os dados do cadastro no site gov.com.br. O nível de segurança precisa ser Prata ou Ouro (para estrangeiros, Bronze).
Além disso, é necessário informar os dados do RG ou carteira de motorista, CPF, informações completas do endereço e telefone.
Você deve informar ainda qual será o tipo de atividade econômica e o local de atuação, bem como a forma de realização.
Verifique qual será o código CNAE, pois você irá utilizá-lo sempre que emitir uma nota fiscal, assim como em outros momentos importantes.
Além dos benefícios citados acima, todo MEI assegura outros direitos e vantagens ao formalizar o sue negócio. Possibilidade de emitir nota fiscal, abrir conta Pessoa Jurídica em bancos, acesso facilitado a empréstimos, vender para o governo e contribuir de forma facilitada com a Previdência são alguns deles.
Portanto, se você ainda não realizou o seu cadastro MEI, faça o mais rápido possível.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!