Renda bruta: o que é, como calcular e formas de comprovar

Esclareça todas as suas dúvidas quando o assunto é renda bruta neste atigo

A renda bruta é o valor total dos rendimentos de uma pessoa, empresa ou família sem os descontos de impostos, ou outros.

Entender a diferença entre renda bruta e renda líquida é fundamental. Especialmente, na hora de comprovar a remuneração, no caso de pessoas físicas; ou o faturamento, para pessoas jurídicas.

Essa informação pode ser solicitada nas mais variadas situações. Por isso, é importante que você entenda o que significa, como calcular e como comprovar a sua renda bruta.

Leia mais a seguir.

Quais os tipos de renda bruta?

Renda bruta familiar

É a soma das entradas financeiras de todos os membros da família em um determinado período: mensal, semanal ou quinzenal.

Para identificar o valor total, é importante calcular a soma dos rendimentos individuais dos membros da família.

A comprovação da renda bruta familiar, dificilmente, é solicitada. O mais interessante é saber a renda individual (per capita), como veremos a seguir.

Renda bruta per capita ou individual

A renda bruta per capita ou renda bruta de pessoa física também consiste na soma de todos os seus ganhos. O total indica o poder econômico dela.

Para saber a renda bruta de uma pessoa, quando essa vive com outras pessoas na mesma casa, você deve somar os recebimentos de cada integrante da família. Em seguida, divida o resultado pelo número total de membros. O resultado será a renda bruta per capita ou individual.

Esse tipo de informação é, geralmente, solicitado por bancos e instituições que trabalham com programas sociais, tais como Bolsa Família. Isso porque existe um teto de rendimento que precisa ser respeitado para a família ter direito ao benefício.  Nesse caso, por exemplo, a renda per capita não pode ultrapassar R$ 218

Além do Bolsa Família, o ProUni e FIES também são programas que solicitam a renda individual a fim de conceder descontos na prestação de serviços.

Renda bruta pessoa jurídica ou empresarial

A renda bruta de uma empresa ou pessoa jurídica é todo valor obtido de suas movimentações financeiras, sem descontar tributos, despesas e custos de matéria-prima.

Para identificar esse valor, é importante somar todas as entradas, durante um determinado período, sem registrar nenhuma saída.  O total obtido será a renda bruta da empresa.

Qual a diferença ente renda bruta e renda líquida?

A principal diferença entre renda bruta e renda líquida é que a primeira é a soma de todos os ganhos financeiros sem desconto. 

A segunda, por sua vez, é o valor obtido após a dedução de todos os impostos, despesas, gastos ou qualquer outra dedução que precisa ser feita nos rendimentos.

Como calcular a renda líquida?

Para quem é empregado no regime CLT, basta analisar o seu holerite ou contracheque.

Onde está escrito “renda bruta mensal” consta o valor referente aos seus ganhos, sem descontos. Já a renda líquida é resultado da subtração do valor bruto por todos os descontos realizados naquele período. 

Se você é empreendedor, basta registrar as entradas financeiras de todas as movimentações durante 30 dias ou um determinado período. Assim, você saberá o valor da renda bruta mensal.

Nesse caso, para saber a renda líquida, é preciso fazer a subtração do valor total das movimentações e de todos os descontos, despesas e gastos daquele período.  O resultado é a renda líquida da empresa naquele mês.

Como fazer a comprovação de renda?

Pessoas físicas que trabalham sob o regime CLT podem comprovar a sua renda bruta ou líquida por dois meios: contracheque ou holerite e declaração de imposto de renda.

Já autônomos podem usar o RPA ou recibo de pagamento autônomo para fazer a comprovação.

Empreendedores inscritos no meio podem usar extratos bancários e a declaração anual do Simples Nacional.  

Empresários de pequenas, médias ou grandes empresas podem usar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, assim como extratos bancários com os registros das movimentações.

A renda líquida pode ser comprovada por meio dos registros contábeis.

Agora você já sabe a diferença entre renda bruta e líquida de pessoas físicas jurídicas, assim como o que é renda per capita. Certamente, se precisar comprovar, não terá problemas em apresentar os documentos adequados!

Antes de ir, aproveite para conferir o nosso artigo sobre benefícios que todo MEI tem direito e não sabe!

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.