Muita gente não sabe, mas pagar a conta de luz com o cartão de crédito pode ser bem vantajoso. Se você está com o orçamento apertado e tem limite de crédito disponível, o pagamento a prazo é uma opção a se considerar. Vamos te ensinar como pagar a sua conta de luz com o cartão de crédito, neste artigo!
Além da fatura de energia, saiba que também é possível quitar outras contas e boletos com o seu cartão de crédito. Mas, quais as vantagens de usar a tarjeta para esse fim? E como funciona, na prática, o pagamento de contas a prazo?
Vamos responder essas e outras dúvidas ao longo dos próximo tópicos. Continue com a gente!
É possível pagar a conta de luz no cartão de crédito?
Sim. Hoje em dia, muitas pessoas optam por pagar a conta de luz com o cartão de crédito pela praticidade de centralizar os gastos mensais em um único lugar.
Apesar das distribuidoras de energia serem diferentes em cada estado, pouco a pouco, as empresas vêm adotando essa nova forma de pagamento.
Clientes da Entidade Nacional de Eletricidade (ENEL), responsável pela distribuição elétrica de São Paulo, por exemplo, já têm como pagar a sua conta de luz com o cartão de crédito.
O mesmo vale para o Ceará, Rio de Janeiro e Goiás, estados que também são atendidos por ela.
Com o passar dos meses, espera-se que as demais empresas adotem essa forma de pagamento para facilitar ainda mais a administração financeira dos seus clientes em todo o Brasil.
E como faço para pagar a conta de energia com cartão de crédito?
Como a principal empresa que oferece essa modalidade de pagamento é a ENEL, o próprio aplicativo da entidade disponibiliza a opção de pagamento de conta com o cartão de crédito.
No entanto, tenha atenção, pois existe um app específico para cada estado que a ENEL atende. Por isso, antes mesmo de baixar, confira se aquele app é o do seu estado. Para não ter erro, acesse a sua loja de aplicativos e digite “ENEL+ o estado em que reside”
Caso prefira, outra opção é fazer o pagamento da sua fatura de energia com o cartão de crédito a partir do site da ENEL.
Acesse o site oficial e busque a aba “Cartão de crédito”. Em seguida, crie o seu cadastro na plataforma e insira os seus dados para gerar o boleto. Simples assim!
Aplicativos de carteiras digitais como RecargaPay, Mercado Pago e PicPay permitem pagar a conta de energia da ENEL e de qualquer outro estado com o cartão de crédito. No entanto, eles cobram taxas que podem variar.
Passo a passo
O pagamento da sua conta de luz da ENEL com o cartão de crédito, além de ser prático, é fácil e intuitivo. Mas, como essa é a sua primeira experiência, preparamos um passo a passo para ajudar com o procedimento. Para isso, siga as seguintes instruções:
- Acesse o site da ENEL;
- Selecione a opção “Clique aqui e pague sua conta”;
- Faça login com os dados cadastrados ou crie seu cadastro;
- Após o cadastro, escolha a forma de pagamento desejada para sua conta, seja no prazo ou vencida;
- Escolha a opção de pagamento com cartão de crédito e opte por “à vista” ou “parcelado”;
- Complete o cadastro do seu cartão de crédito e efetue o pagamento da sua conta de luz.
Dá para parcelar a fatura de energia?
Sim, inclusive o passo a passo é quase o mesmo na grande maioria dos aplicativos de pagamento que citamos. Ao selecionar o cartão de crédito em qualquer que seja o app de pagamento, basta optar pela opção de parcelamento.
Mas, lembre-se que o passo mais importante é o cadastro de um cartão de crédito de sua escolha, com limite para o pagamento parcelado, já contando com os juros que serão adicionados no parcelamento.
Vale a pena pagar a conta de luz com o cartão de crédito?
Existem diversos benefícios para você, enquanto consumidor, ao realizar o pagamento da sua conta de energia com o cartão de crédito. Confira a seguir.
- Auxílio em situações de urgência;
- Facilidade com transações totalmente digitais;
- Agrega conveniência ao centralizar todas as contas;
- Segurança ao evitar o manuseio de dinheiro físico para efetuar pagamentos;
- Opção de parcelamento em até 24 vezes para facilitar em períodos desafiadores;
- Potencial para obter benefícios como descontos, milhas, cashback e promoções.
Agora é a sua vez de separar um limite para centralizar todos os seus gastos mensais em um só cartão e ficar por dentro de todas essas vantagens!
Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais agora mesmo!
Antes de ir, confira o nosso artigo com dicas para economizar mesmo ganhando pouco!