Borderô: O que é, Para que serve e Como aplicar?

Entenda o conceito de Borderô e saiba como usá-lo para aprimorar a sua gestão financeira

Borderô é uma importante ferramenta de gestão de contas que permite a otimização dos processos de pagamentos e recebimentos das empresas.

Ele foi desenvolvido especialmente para otimizar as operações financeiras, pois permite o registro de diferentes tipos de negociações.

Por ser tão útil ao desempenho e organização de contas, cada vez mais empresas têm optado por utilizar esse recurso, visando obter processos mais simples, rápidos e eficientes.

Continue com a gente para entender melhor o que é e para que serve, na prática, o borderô!

Afinal, o que é borderô?

Por se tratar de uma ferramenta para gerenciamento de contas, com o borderô é possível registrar e controlar todos os meios de pagamentos acordados entre os bancos e as empresas. 

Além disso, ela possibilita a organização de contas de acordo com o tipo, separando aquelas que ainda deverão ser pagas daquelas a serem recebidas, permitindo um agrupamento muito mais organizado e eficiente.

Por se tratar de um arquivo após o fornecimento de todas as informações, ele é enviado ao banco que se responsabiliza por efetuar as cobranças. 

A padronização e a organização de todas as contas a pagar são as principais vantagens de usar o borderô como ferramenta de gestão de pagamentos e recebimento.

A perda de tempo com leitura de extratos extensos para verificar se houve prejuízo nas transações comerciais, não é mais uma questão a ser resolvida.

Pois, com o borderô é possível fazer uma análise detalhada de todas as movimentações financeiras, verificando se o saldo foi positivo ou negativo.

Sendo assim, essa importante ferramenta é grande auxiliar no departamento financeiro, pois permite maior controle e acesso a dados sólidos para um bom planejamento das finanças empresariais.

Desvantagens no uso dessa ferramenta

Embora seja uma ferramenta muito prática e eficiente para o controle financeiro, pois facilita a integração de relatórios, há uma desvantagem a ser considerada com o seu uso.

A alimentação de todas as informações ainda é feita manualmente, dessa forma há risco de ocorrência de erros e consequentemente a necessidade de refazer algumas tarefas.

Embora seja comum a incompatibilidade de contas nos processos financeiros de uma empresa, é importante que ela seja evitada ao máximo.

Outra situação que se apresenta como desvantagem para o uso do borderô, é que a apresentação do extrato bancário emitido pela ferramenta dificulta a percepção de falha humana, tornando inviável a correção junto ao banco.

Sendo assim, para evitar ao máximo a ocorrência de erros é necessário a dedicação ao processo de revisão. Para facilitar essa etapa é possível contar com programas desenvolvidos especialmente para essa função.

Entenda os tipos de borderô

Posso tratar de uma ferramenta dinâmica, há três tipos de borderô. São eles: Pagamento, Recebimento e Eventos.

Ao preencher as informações do grupo Pagamento, é importante colocar todos os gastos em um único documento, mesmo que sejam adiantamentos, contas a pagar, entre outros.

A mesma atenção vale na hora de registrar os Recebimentos, também chamados de cobranças.  Com o borderô, é possível organizar o tipo de título a ser recebido, assim como as respectivas datas. Lembre-se de definir uma conta corrente única para esses recebimentos, pois isso facilita o controle operacional.

Outro tipo de borderô bastante comum é o de eventos. Ele permite uma maior organização de todos os ganhos financeiros e de todas as despesas. Através dessa ferramenta, os organizadores conseguem identificar quais serão os gastos e os ganhos, além de possíveis prejuízos.

Como enviar o borderô ao banco?

Há três formas de enviar o arquivo do borderô.

A primeira delas é a impressa. Ela deverá ser entregue numa agência bancária ou, diretamente, na sede da empresa responsável pelas cobranças e recebimentos.

Outra alternativa é enviar o arquivo digital, seguindo as normas do Centro Nacional de Automação bancária, o Cnab. 

Há, ainda, a opção de envio por meio do Electronic Data Interchange ou EDI.

Dicas para aprimorar a sua gestão financeira

Promover uma gestão eficiente, dinâmica e prática é o dever de toda a empresa que deseja se posicionar melhor no mercado e obter alta lucratividade.

O borderô é uma ferramenta que contribui diretamente para alcançar esses objetivos de uma forma muito mais cômoda e eficiente.

No entanto, ela não é a única ferramenta para auxiliar na gestão financeira. Há outras opções que precisam ser mencionadas aqui.

A conciliação bancária é uma ferramenta que permite acompanhar dados de todas as movimentações bancárias.

Além dela, há também o sistema de cobrança que otimiza a gestão financeira do seu negócio.  Ao optar por ela, a sua empresa não precisará lidar com a realização de cobranças, evitando, assim, situações constrangedoras junto aos clientes.

O gerenciamento de notas fiscais também é uma necessidade na rotina empresarial para evitar a duplicidade nos recebimentos ou nas cobranças. Portanto, contar com uma ferramenta para lhe auxiliar nesse processo tornará a gestão da empresa muito mais eficiente.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos financeiros? Explore o nosso blog e amplie os seus conhecimentos!


Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.