O nome impresso no cartão é uma informação utilizada para identificar o proprietário da tarjeta. Mas, será que é possível escolher como, exatamente, esse dado irá aparecer? E será que ele fica sempre no mesmo local ou a posição varia de acordo com o banco responsável? A gente traz as respostas a partir de agora!
Na prática, cada instituição financeira tem a sua política definida sobre como imprimir o nome no cartão. Saber onde encontrar essa informação é fundamental na hora de preencher formulários, especialmente ao fazer compras online.
E não é difícil entender o porquê: se o dado for preenchido de forma incorreta, as suas compras podem ser canceladas por questão de segurança. Ou seja, vai gerar um dor de cabeça desnecessária para você.
Confira, a seguir, como localizar e se é possível escolher como seu nome será impresso no cartão.
Nome impresso no cartão de crédito: o que é?
Antes de saber como escolher o seu nome no cartão de crédito, é importante entender que não se trata do seu nome completo, conforme os seus documentos pessoais (salvo se ele estiver igual).
Saber essa diferença é fundamental para que você não informe o dado erroneamente e tenha o seu processo de compra interrompido.
Cada banco define as suas políticas internas no que se refere às informações dispostas no cartão. Entre elas estão a questão do design do cartão, o espaço disponibilizado para imprimir o nome e demais dados.
Sendo assim, é muito comum que o nome apareça abreviado, até mesmo por uma questão estética.
Na hora de preencher as informações solicitando o cartão de crédito ou débito, você precisa ficar atento à questão do nome. Algumas instituições optam por registrar o primeiro e o último nome, enquanto outras permitem que o cliente escolha como seu nome aparecerá no cartão.
Afinal, posso escolher o nome no cartão?
Sim, é possível escolher o nome no cartão de crédito. Essa possibilidade é oferecida pelos bancos que desejam proporcionar uma experiência personalizada aos clientes .
Algumas instituições permitem que você registre um apelido no cartão. No entanto, quando solicitado, é importante que você informe esse codinome e não o seu nome real.
Se forem enviadas informações divergentes, a aprovação de suas compras será prejudicada. Inclusive, serão deixados indícios de tentativa de fraude, usando seu cartão.
Alguns estabelecimentos também solicitam o documento de identidade na hora da compra com cartão, com o objetivo de validar a forma de pagamento. Caso não apareça o seu nome, mas sim o apelido na tarjeta, será preciso explicar o motivo, para não ter sua compra impedida.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre como encontrar o nome impresso no seu cartão, basta pegá-lo e visualizar a parte frontal. Nela estará escrito seu nome.
É possível ter um cartão sem nome?
Alguns fatores contribuem para que o cartão não tenha o nome impresso. Um deles é a ação do tempo e o manuseio constante do cartão.
Outro fator é que muitos bancos estão disponibilizando modelos de cartão de crédito e de débito sem nome, seguindo a tendência de design minimalista.
Por isso, muitas informações pessoais, que antes estavam expostas, agora são preservadas para garantir maior segurança aos usuários.
No entanto, em compras online, é comum a solicitação do nome impresso no cartão de crédito. Se o seu cartão físico veio sem nome, você pode verificar o dado na versão virtual do cartão. Para isso, basta acessar o aplicativo do banco ou cartão.
Se ainda assim não for possível obter essa informação, será preciso entrar em contato com a instituição para saber como o seu nome aparece no cartão.
E os demais dados do cartão de crédito?
Além do nome, é comum que sejam solicitadas outras informações no ato da compra, como o número do cartão, data de validade e o código de segurança.
Embora alguns modelos de cartão disponham os números na frente, alguns bancos imprimem a numeração no verso.
Outra questão importante, é que os bancos digitais, por exemplo, não dispõem de números em alto-relevo, como os bancos tradicionais. Por isso, os clientes precisam procurar onde essa informação está impressa. Ela é composta por 4 grupos de 4 números cada um.
Cartões mais modernos não deixam todos os números expostos, apenas os 4 últimos. Se esse for o seu caso, será preciso acessar o app do seu banco para visualizar o cartão virtual e descobrir a numeração.
CVV e data de validade
Em relação ao código de segurança, ele é identificado pela sigla CVC ou Cód. É composto por 3 números únicos, que servem para validar as informações do cartão e garantir que a transação ocorra da forma mais segura possível.
A data de validade também é uma informação comumente solicitada. Ela serve para confirmar se o seu cartão continua valendo e pode ser usado para compras. Se o seu já estiver vencido, basta solicitar um novo cartão.
Ao ler até aqui, você percebeu que o nome impresso no cartão de crédito é uma informação extremamente importante. Ela deve ser repassada conforme aparece no seu cartão, sem nenhuma mudança, para evitar intercorrências em seu processo de compras.
Ficou com alguma dúvida? Comente neste post e aproveite para compartilhá-lo nas suas redes socias!