Você sabe o que é o dígito da conta e como encontrá-lo? Muita gente fica em dúvida quando precisa preencher algum formulário que pede essa informação. Neste artigo, vamos te ajudar a entender de uma vez por todas o que é, para que serve e como localizar o dígito da sua conta bancária de forma rápida!
Provavelmente, você já percebeu que o número da sua conta bancária tem sempre um número final precedido de um hífen. Esse número é chamado, justamente, de dígito da conta ou dígito verificador. E, tanto em bancos físicos quanto em bancos digitais, ele é obrigatório.
Mas, afinal, para que serve o dígito da conta nas operações bancárias? Entenda melhor a seguir!
O que é o dígito na conta bancária?
O dígito da conta não é utilizado apenas para verificar as suas contas bancárias. Se você olhar documentos como CPF, cartão de crédito ou boletos, vai perceber que o dígito da conta também está presente.
Também conhecido como DV, o dígito da conta impede uma série de problemas durante as transações, como tentativas de fraude, por exemplo. Ele pode ser composto por um ou mais algarismos numéricos, sendo utilizado tanto em contas correntes quanto poupanças.
Esse método vai depender do banco no qual você tem conta. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, por exemplo, utilizam apenas um número como dígito verificador. Já outros, usam dois.
Uma curiosidade: a escolha do DV não acontece de forma aleatória. Há um cálculo para a seleção do dígito da sua conta bancária, que varia de banco para banco.
Para que serve o dígito na conta?
O dígito da conta existe para validar se aquela conta realmente existe. A explicação para isso é matemática.
O surgimento do dígito verificador foi pensado para corrigir possíveis falhas de informação, que podem ocorrer por tentativas de fraude ou erros de digitação.
Se o dígito não for informado ao realizar uma operação bancária, ela não é finalizada. Simples assim!
Como encontrar o dígito na conta bancária?
É comum as pessoas fazerem confusão entre dígito da conta e dígito da agência. Apesar de ambos os números servirem para autenticar a segurança daquela conta, eles costumam ser diferentes.
Portanto, não confunda dígito da conta com dígito da agência. A principal diferença é que o dígito da agência nem sempre é solicitado. Já o dígito da conta bancária, é.
Para verificar o número correto do dígito da sua conta bancária, veja o final da sequência numérica da conta. O número será o último e, antes dele, virá um travessão. Por exemplo: 23456-7. O dígito desta conta bancária é 7.
Em alguns casos, o dígito poderá ter dois números, o que acaba confundindo algumas pessoas. Se está escrito que a sua conta é 34577- 87, preencha como dígito da conta apenas o último número. Fica assim: 345778-7.
Se você não encontrar o número da sua conta bancária, verifique o cartão do seu banco. Eles identificam o dígito da conta de maneiras diferentes para os clientes.
Veja como verificar o dígito da conta diretamente no seu cartão
- Santander e Bradesco: os dois bancos identificam da mesma forma o dígito da conta para os clientes, na parte da frente no cartão;
- Itaú: identifica o dígito da conta no verso do cartão;
- Caixa Econômica Federal: procure na frente do cartão, na parte inferior e acima do nome do titular;
- Banco do Brasil: o BB identifica o dígito da conta na parte da frente do cartão. É o único banco que utiliza o X como possibilidade de dígito;
- Nubank: olhe no seu aplicativo do banco. O dígito da conta vai aparecer no seu perfil, logo abaixo do espaço da sua foto;
- Banco Inter: procure pelo número da sua conta bancária atrás do cartão. O dígito da conta será o último número da sequência.
E se eu não souber o dígito da conta?
Para evitar erros ao realizar uma transação bancária, certifique-se de informar o dígito da conta correto. Se isso não foi possível, faça um PIX, pois a transação é instantânea e não exige esse dado.
O PIX utiliza apenas uma informação: a chave PIX, escolhida pelo dono da conta.
E, se a conta para qual você vai fazer uma transferência for do Banco do Brasil, que é o único banco que utiliza o X como dígito, basta substituir o X pelo número 0. A transação bancária será realizada da mesma forma.
Uma sugestão: sempre que tiver dificuldades em completar um operação bancária, procure a sua agência ou entre em contato com a central de atendimento do seu banco.
Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e continue lendo os artigos relacionados em nosso blog!