Se você tem um carro financiado, sabe que é preciso paciência e compromisso para quitar todas as parcelas. Em média, o brasileiro demora de 4 a 5 anos para, enfim, ter a posse do bem. Uma alternativa para acelerar esse processo, no entanto, é apostar na amortização de financiamento de veículos. Quer saber como funciona e se vale a pena fazer? A gente te conta a partir de agora!
Financiar é uma das principais formas que o consumidor tem de alcançar o sonho de ter um carro. Afinal de contas, o valor de um veículo à vista, aqui no Brasil, é muito alto.
Na maioria das vezes, as parcelas de um financiamento se estendem por anos a fio. Mas, se você tem condições financeiras, pode diminuir o número de parcelas e acelerar a quitação do bem. No geral, antecipar o pagamento vai te trazer algumas vantagens, como descontos no valor total do carro ou moto, por exemplo.
Pronto para descobrir como amortizar o financiamento do seu veículo? Então, fique atento aos próximos tópidos deste artigo!
O que é amortizar um financiamento?

Amortizar um financiamento de veículos nada mais é do que reduzir a quantidade de parcelas contratadas na operação.
Vamos fazer de conta que você fez um financiamento de 36 parcelas, certo? Hoje, você pagou a 5a parcela do acordo. Digamos que você tenha um dinheiro guardado e possa adiantar o pagamento de mais cinco parcelas.
Quando você paga parcelas a mais do que o necessário, o valor é descontado das últimas parcelas. Portanto, no próximo mês, você pagará normalmente a 6a parcela do seu carnê. Porém, agora, só restarão 25 parcelas, pois o valor das 5 últimas mensalidades já foi abatido. Deu para entender?
Em outras palavras, pagar parcelas de forma adiantada não vai te livrar de pagar a parcela do mês seguinte. O que acontece é um abatimento nas parcelas finais do financiamento do seu veículo.
Quais são as vantagens?
A grande vantagem de amortizar o financiamento do seu veículo é a diminuição do seu saldo devedor! Quando a gente financia qualquer item, é preciso saber que quanto mais devemos, mais tempo ficaremos presos àquela dívida. Diminuir o valor é o primeiro passo para se livrar mais rápido de um financiamento.
Quando a gente paga parcelas adiantadas, na maioria das vezes, também recebemos descontos nos juros sobre o valor total do veículo. Fora que dinheiro nenhum compra a tranquilidade de manter os pagamentos em dia!
Aproveitar o dinheiro extra para adiantar parcelas vai te dar mais liberdade para gastar com outras prioridades no futuro. Você pode, ainda, criar uma poupança, guardando a grana das parcelas que já foram pagas para a realização de novos sonhos.
Quando amortizar um financiamento?
Amortizar um financiamento nem sempre é vantajoso. O processo tem custos e, antes de tomar a decisão, vale a pena comparar a sua economia com os lucros que você pode ter, caso invista o seu dinheiro.
Em outras palavras, é importante que você compare a taxa de juros do financiamento com a rentabilidade de uma aplicação financeira. A amortização vale a pena quando a economia prevista com a amortização é maior do que a projeção de lucros de um determinado investimento.
Quando os juros do financiamento ultrapassam o valor que você pode lucrar investindo, o mais vantajoso, realmente, é optar pela amortização. Também vale a pena amortizar quando o seu orçamento familiar estiver muito comprometido pelas parcelas do financiamento!
E como fazer a amortização de financiamento de veículos?
Não existe nenhum mistério na amortização! O processo acontece de forma automática, sempre que você faz o pagamento de pelo menos uma parcela.
Da mesma maneira que podemos escolher dar uma entrada maior ou dividir o valor em mais parcelas, o banco escolhe qual será o sistema de amortização utilizado. As instituições levam em consideração fatores como tipo de crédito, finalidade e valor.
Existem dois principais sistemas de amortização de financiamento de veículos no mercado. O primeiro é o da Tabela SAC. Neste modelo, você pode reajustar as parcelas, diminuindo-as ao longo do financiamento! Em outas palavras, você começa pagando por parcelas mais altas e finaliza pagando mensalidades mais baixas.
O segundo é o da Tabela Price. Aqui, as parcelas têm valor fixo, ou seja, você paga o mesmo valor até o final do contrato.
Afinal, vale a pena amortizar o financiamento do meu veículo?

A verdade é que não existe uma resposta única para essa pergunta. Na vida financeira de qualquer pessoa, saber se vale a pena amortizar ou não uma dívida depende, diretamente, da existência de um planejamento.
Será que a grana que você deseja utilizar para amortizar a sua dívida não daria mais frutos ao ser aplicada em outros lugares? Lembre-se do que conversamos ao longo deste artigo.
Certas verbas são perfeitas para amortizar, como por exemplo: saldo de férias, bônus, comissões, rendas extras, 13o salário. Valores mais altos precisam ser analisados com mais cautela.
Antes de tomar a sua decisão, faça um planejamento financeiro. Seja organizado e paute as suas prioridades de acordo com suas necessidades reais.
E aí, acha que a amortização de financiamento de veículos vale a pena para você? Não esquça de compartilhar este conteúdo com os seus familiares e amigos, através das suas redes sociais!