Empréstimo consignado para aposentado: Zere as suas dúvidas

Esclareça as principais dúvidas sobre empréstimo consignado

Quem recebe aposentadoria pelo INSS tem a oportunidade de contratar uma linha de crédito com juros mais baixos: o empréstimo consignado para aposentado.

Como o desconto da parcela acontece diretamente no benefício, não há riscos de inadimplência ou mesmo atraso nos pagamentos. Essa segurança permite a cobrança de juros menores pelo banco ou financeira, tornando o empréstimo consignado uma opção mais vantajosa aposentados.

Apesar de não ser uma modalidade nova no mercado, ainda há muitas dúvidas sobre esse tipo de empréstimo. Por isso, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto antes de “dar o próximo passo”. Confira a seguir!

Principais dúvidas sobre empréstimo consignado para aposentados

1. Como funciona essa modalidade de empréstimo?

O empréstimo consignado para aposentados consiste em um convênio das instituições bancárias ou financeiras e o Instituto Nacional da Previdência Social.

Para liberar o empréstimo, elas precisam estar devidamente regularizadas e serem autorizadas.

O aposentado que deseja solicitar o valor deve autorizar o desconto das parcelas em seu benefício, garantindo assim a efetivação do empréstimo e o seu pagamento.

2. Quanto tempo após a concessão da aposentadoria, o aposentado pode solicitar o empréstimo?

Por via de regra, o aposentado pode solicitar o seu empréstimo após 180 dias contados da data inicial da aposentadoria.

No entanto, para aqueles que precisam de dinheiro emergencial, a partir dos 3 meses ou 90 dias de aposentadoria, já é possível pedir o desbloqueio e iniciar o processo de liberação do valor desejado.

3. Qual a idade máxima do aposentado para pedir o empréstimo consignado?

80 anos. Esta é a idade de referência para os aposentados solicitarem o empréstimo. Porém, esse limite pode variar de um banco para outro. Sendo assim, é importante buscar informações junto à instituição na qual você deseja obter o empréstimo.

4. Qual o valor máximo liberado para os aposentados?

Não há uma definição de valor máximo, no entanto, existe uma lei que regulamenta o empréstimo consignado para aposentados. Ela determina que a margem consignável a ser comprometida não pode ultrapassar os 40%.

Essa porcentagem é dividida em 35% para solicitar empréstimo consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e 5% destinado ao cartão de consignado do benefício.

Portanto, para saber qual o valor máximo liberado para o empréstimo, é preciso calcular 35%  do salário bruto. O resultado é o limite mensal a ser pago. Considerando que o prazo máximo para efetivação do pagamento é de até 84 meses, basta calcular 84 multiplicado pelo valor mensal para ter uma noção do valor.

Lembrando que, mesmo se tratando de uma modalidade com juros baixos, eles existem e são aplicados no empréstimo. Portanto, os cálculos exemplificados acima servem apenas para ter uma base e não significa que esse valor total será liberado.

5. Há análise de crédito no empréstimo consignado?

Sim. Mesmo sendo uma modalidade com menos burocracia, as instituições financeiras e bancárias analisam o perfil do aposentado, bem como sua capacidade de pagamento e idade.

As chances de recusa do empréstimo são bem baixas, por se tratar de um consignado, ou seja, os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento e os riscos de inadimplência inexistem.

6. Em caso de falecimento do aposentado, quem fica responsável pelo pagamento da dívida?

Embora uma dívida de empréstimo consignado não possa ser transferida para terceiros, é importante que os herdeiros saibam que a herança deixada pelo falecido será usada para quitar o débito.

Se os bens deixados não forem suficientes para quitar o débito, certamente não haverá herança para ser dividida, uma vez que o banco se encarregará de pegar o patrimônio como forma de pagamento.

Para evitar esse tipo de situação, uma boa dica é contratar o seguro prestamista. Assim, em caso de morte do aposentado, o seguro cobre o pagamento, e a herança deixada poderá ser dividida conforme a lei.

7. Qual a taxa de juros aplicada no empréstimo consignado para aposentado?

Os aposentados que solicitam o empréstimo consignado deverão se sujeitar à aplicação de juros. Contudo, nessa modalidade as taxas são menores, o que a torna muito mais atrativa.

Quem solicitar o consignado terá que pagar a porcentagem de 1,91% ao mês. Enquanto a modalidade de empréstimo no cartão de crédito é 2,83%.

Essas taxas são as menores do mercado, portanto, tornam o empréstimo consignado uma excelente opção.

Como solicitar?

Para solicitar o empréstimo para aposentado, o primeiro passo é procurar uma instituição bancária que ofereça essa modalidade.

Após fazer a simulação do empréstimo com o valor desejado, é preciso apresentar os documentos solicitados para dar abertura ao processo.

O processo de aprovação não costuma demorar e varia de uma instituição para outra. Aguarde o tempo estipulado e tenha o seu dinheiro em mãos para aplicar como quiser.

Lembre-se que mesmo com taxas baixas, o empréstimo é uma dívida. Por isso, solicite apenas em casos emergenciais, pois parte da sua renda ficará temporariamente comprometida, limitando seu poder de compra.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.