O marketing de afiliados é um novo modelo de publicidade que vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. Isso porque as oportunidades de lucro são realmente boas, tanto para quem atua como “produtor” quanto para os “afiliados”. Quer entender, exatamente, como essa relação funciona? A gente conta tudo o que você precisa saber sobre o assunto neste artigo!
Se você tem interesse em trabalhar de qualquer lugar, fazer o seu próprio horário e, de quebra, ser o seu próprio chefe, precisa conhecer o marketing de afiliados “pra ontem”. Esse modelo de negócio exige baixo investimento e costuma atrair pessoas que procuram mais flexibilidade quando o assunto é trabalho – e ganhar dinheiro!
Além disso, com conhecimento e uma boa estratégia de vendas, é possível faturar alto. Quanto exatamente? Vai depender de você. Vamos entender melhor sobre o marketing de afiliados a seguir!
Como funciona o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing que envolve, principalmente, vendas online. Ela permite que qualquer pessoa ganhe dinheiro na internet.
Na prática, é bem simples: basta ter uma pessoa/empresa lançando um produto (chamada de produtor) e outras pessoas vendendo, que são os afiliados.
O afiliado conta com apoio do produtor, tendo um link próprio para divulgação e vendas. A cada venda concretizada, ele ganha um valor estipulado por quem produziu o conteúdo.
Esse link funciona como uma métrica capaz de medir o sucesso da estratégia, sendo determinante para a comissão do afiliado.
Todo esse processo acontece dentro de uma plataforma otimizada e de fácil manuseio, que oferece tudo o que o afiliado precisa para vender.
Quais os benefícios do marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é o começo de um bom negócio. Chamamos o processo de venda passiva, onde o produtor vê dinheiro cainho na sua conta sem precisar vender. Já o afiliado consegue ganhar comissões como resultado do seu marketing.
Uma vantagem do marketing de afiliados é que ambos os lados se beneficiam, pois os ganhos são mútuos.
Além disso, existem outras vantagens, como o baixo custo. Você só precisa de um dispositivo com internet e investir no tráfego para o seu site.
Além disso, o afiliado conta com uma diversidade de produtos, podendo escolher um ou mais nichos que queira atuar. Por exemplo, cursos de idiomas, emagrecimento, relacionamento, entre outros.
Hoje, existe um leque muito grande de produtos para que os afiliados possam escolher, variando a comissão de acordo com cada produtor.
É uma atividade que pode ser feita 100% remota. Então, você pode tê-la como uma fonte de renda extra, trabalhando em casa ou onde estiver, e conciliando-a com outras atividades.
Quais os tipos de afiliação?
Os afiliados têm algumas maneiras de monetizar o produto. Veja a seguir:
Custo por clique
O custo por clique é quando uma pessoa clica no anúncio do seu site, blog ou rede social é remunerado pela quantidade de cliques. Esse valor é fixo, variando de acordo com o anunciante.
Custo por ação
Já o custo por ação vem de uma atividade realizada pelo usuário, seja um clique no anúncio ou mesmo um cadastro.
Custo por Mil Impressões
O CPM é utilizado em anúncios como banners onde o produtor é remunerado a cada 1000 impressões. Esse tipo de pagamento depende do número de visitas no seu site ou blog. Quanto mais pessoas acessarem sua página, mais chances terão de clicar no anúncio e aumentar as visualizações.
Custo por Lead
O custo por lead se torna remunerado quando um usuário passa de apenas um visualizador, para um lead de fato, ele precisa se converter em algum tipo de ação.
Custo por venda
O custo por venda remunera a partir das vendas efetuadas. Você anuncia e as vendas a partir desse anúncio que se concretizarem são remuneradas.
Custo por formulário
Como o próprio nome sugere, nessa categoria só tem a remuneração quando a pessoa preenche o formulário. Ela é feita por CPF registrado.
Como funcionam as plataformas e como começar?
Como falamos anteriormente, o marketing de afiliados oferece um grande mercado para ganhar dinheiro na internet. Basta você saber um pouco sobre como funcionam as plataformas e o que deve fazer para começar. Ou seja, se você souber um pouco de marketing digital já está na direção certa.
As plataformas em si funcionam como intermediadoras entre o vendedor e o produtor. Tudo é bastante simples para ambas as partes.
Para os que irão promover os produtos, basta fazer o cadastro e colocar o seu site para aprovação. A partir daí, é só vender!
Veja a seguir algumas plataformas para afiliados:
- Hotmart
- Eduzz
- Monetize
- Lomadee
Para começar você pode se afiliar a um bom programa de afiliados. Neste caso, você deve pesquisar para fazer uma boa escolha. Feito isso, basta escolher os produtos certos para divulgar.
Existem milhares de produtos em nichos diferentes e essa escolha é fundamental para o sucesso das vendas. Depois de escolhe,r basta trabalhar na divulgação dos produtos. Uma dica boa é investir em publicidade paga, mesmo com um investimento inicial baixo.
Por fim, podemos concluir que se você quer empreender online, o marketing de afiliados é um excelente caminho para começar a ganhar dinheiro.