Ter um veículo para “chamar de seu” é o desejo de quase todos os brasileiros. No entanto, nem todo mundo sabe como comprar um carro na prática. Existem diferentes formas de fazer essa aquisição, todas com as suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante conhecê-las bem antes de tomar uma decisão.
Antes de tudo, tenha em mente que comprar um carro não é brincadeira. Afinal, trata-se de um bem de alto valor, que pode comprometer – e muito! – a sua saúde financeira. Portanto, é recomendado agir com cautela, analisar as suas finanças com responsabilidade e, caso a compra seja mesmo viável, comparar as opções disponíveis para tomar a melhor decisão.
Está pronto e quer saber como comprar um carro? Então, continue com a gente até o final deste artigo. Vamos te dar as melhores alternativas para que a sua aquisição seja um sucesso! Vamos lá?
4 formas de comprar um carro
Com pagamento à vista
A compra do veículo pode ser feita à vista se você tiver o valor total do bem em conta. Essa é uma boa alternativa, pois abre a possibilidade para a concessão de um bom desconto.
No entanto, você sabe que carros custam valores altos. Não é porque você está com o dinheiro “em mãos” que deve usá-lo de uma só vez para comprar um carro.
Em diversos casos, deixar o dinheiro rendendo em um investimento pode ser uma opção mais interessante. Vai que os rendimentos cobrem, por exemplo, o valor total da parcela?
Então, cuidado para não raspar a sua conta para comprar um carro. Também é importante ter dinheiro para possíveis situações emergenciais.
Mas, se o valor total do veículo não for zerar as suas contas, lembre-se que pagar à vista tem as suas vantagens. A primeira é a aquisição imediata do veículo – ou seja, você já sai da loja dirigindo e com o carro no seu nome.
A segunda é o aumento considerável do seu score de crédito. Pagar o veículo à vista vai elevar a sua pontuação, e você será visto como um ótimo pagador.
Com financiamento bancário
Essa é a forma mais popular de adquirir um carro hoje em dia. A maioria das pessoas recorre ao financiamento bancário para fechar a compra do seu veículo.
Quando o financiamento é realizado, o automóvel passa a estar no nome do comprador, porém não é vendido até que todas as prestações sejam pagas.
Para fazer um financiamento, é necessário ter parte do valor do carro para dar de entrada. Quanto mais você der de entrada, melhor será a condição do financiamento.
A parte ruim de qualquer financiamento são as taxas de juros. Elas são determinadas em contrato e não sofrem alterações até o fim do pagamento. É importante negociar com o banco, para não pagar alto demais.
Antes de financiar o seu carro, consulte o seu banco e só feche negócio se não tiver nenhuma dúvida. Também é importante pesquisar, pois determinados bancos e instituições financeiras oferecem condições melhores do que outros.
Empréstimo com veículo de garantia
Nesses casos, você vai deixar o seu carro antigo – que deve estar quitado – como garantia na hora de pegar o empréstimo que pagará o seu carro novo à vista.
Antes de qualquer coisa, analise as condições oferecidas pelos bancos que você pesquisar. Simule o crédito para ter certeza de que está fazendo algo vantajoso.
Concordando com as condições, basta preencher a proposta e contratar o empréstimo. Esse tipo de empréstimo é bom porque, como tem garantia, conta com taxas de juros bem mais baixas.
Depois, basta aguardar a análise de crédito, onde a empresa analisa o seu perfil financeiro e libera ou não a quantia que você deseja.
Nesse processo, é preciso realizar uma vistoria no seu veículo. Se tudo correr dentro dos conformes, basta assinar o contrato e aguardar algumas horas até que o dinheiro caia na sua conta.
Consórcios de veículos
O consórcio é uma das melhores opções para quem deseja comprar um carro. No entanto, o recurso é de longo prazo!
Funciona assim: você e outras pessoas que desejam adquirir o mesmo veículo se juntam e formam uma grande poupança mensal.
Todos os meses, um dos cotistas é sorteado e o dinheiro total das parcelas mensais – que é o valor total do veículo – é utilizado para adquirir o bem, através da carta de crédito.
Cada um dos integrantes está comprando uma cota, e precisa quitar todas as parcelas para que o veículo seja de fato seu. Quem faz os sorteios são as administradoras.
A principal vantagem de um consórcio é que você não paga taxa de juros. Como a carta de crédito contém o valor total do veículo, a compra é considerada à vista e você pode pedir um bom desconto.
O período de quitação pode ser de 24 até 60 meses. Caso você não esteja com tanta paciência, pode dar um lance – adiantar algumas parcelas – e levar a carta de crédito do mês.
Essas são as principais maneiras de adquirir um veículo próprio. Você conhece mais alguma? Conta pra gente aqui nos comentários!