Consórcio Fiat vale a pena? Veja as vantagens e como contratar

Está em busca de opções para tornar a compra do seu carro novo possível? Recentemente, os preços dos veículos dispararam no Brasil, tornando a aquisição do bem ainda mais difícil para boa parte da população. Mas, nem tudo está perdido. Neste artigo, você vai conhecer as vantagens que o consórcio Fiat oferece e que podem tornar o sonho do seu carro novo possível

Consórcios, no geral, são uma ótima opção para quem deseja conquistar um veículo. Isso porque eles não envolvem a cobrança de taxa de juros. Nessa modalidade de compra, pessoas físicas ou jurídicas se unem para conquistar o objetivo em comum de adquirir um automóvel.

Você, certamente, já ouviu falar em consórcios, mas talvez não saiba como eles funcionam. E dúvidas não são bem-vindas na hora de contratar esse tipo de produto financeiro. Por isso, estamos aqui para te explicar tudo a respeito do assunto – e mais especificamente sobre o consórcio Fiat, utilizado para adquirir veículos da marca.

Confira, a seguir, as principais vantagens e se vale mesmo a pena fazer um consórcio Fiat. Vamos lá?

O que é um consórcio?

Um consórcio nada mais é do que uma associação. Nele, um grupo de pessoas (ou até mesmo empresas e entidades) se une para compartilhar os seus recursos em busca de um mesmo objetivo.

No caso do consórcio Fiat, a união entre os participantes tem como meta a compra de um carro – obviamente, ele precisa ser da Fiat.

A palavra consórcio vem do Latim e significa parceria. É exatamente isso que acontece na prática. Todos os meses, você e os demais cotistas pagam uma determinada parcela. Também todos os meses, a partir de um sorteio, um ou mais participantes é contemplado com a carta de crédito que dá direito à compra do carro.

É como um condomínio, entende? Todos os meses, precisamos pagar uma determinada quantia. Mas, atenção: mesmo se você conquistar a carta de crédito, antes do fim do contrato, os pagamentos mensais devem continuar. Isso garante que os demais membros do grupo também conquistem o bem.

Como funciona o consórcio Fiat?

site consórcio fiat

O consórcio Fiat é administrado pela Fiat Consórcios. Ela é quem forma os grupos, gerencia todo o montante e ainda faz as chamadas assembleias, que é quando acontecem os sorteios dos contemplados.

Dentro do período de tempo vigência do contrato, os cotistas devem pagar, todos os meses, as parcelas, como nós explicamos anteriormente. O dinheiro fica armazenado em um fundo para que, ao fim do contrato, todos tenham conquistado o seu veículo.

Todos os meses, um ou mais integrantes do grupo é contemplado através de lances ou sorteio. O sorteado ganha, então, a carta de crédito e pode comprar um veículo novo ou seminovo, da Fiat.

As assembleias continuam a acontecer, assim como o pagamento das parcelas mensais, até que todos os participantes do consórcio sejam contemplados.

Quem pode contratar?

Esse tipo de serviço é indicado para quem pode esperar o sorteio dentro do prazo do contrato. Existem diversos tipos de contrato, com diferentes prazos.

A grande vantagem de fazer um consórcio Fiat é pagar o valor original do veículo. É que consórcios não cobram taxas de juros, como financiamentos ou empréstimos, por exemplo. Além disso, também não existe valor de entrada.

Para contratar um consórcio você precisa ser de maior, ou seja, ter 18 anos ou mais. Outra exigência é que a sua renda mensal seja, pelo menos, 3 vezes mais alta do que o valor das parcelas.

Quais são as vantagens do consórcio Fiat?

O consórcio Fiat garante boas vantagens para quem o contrata. Definitivamente, a principal vantagem é a ausência de taxa de juros. Você pagará, apenas, as taxas de administração – que são infinitamente mais baixas e já estão embutidas nas parcelas.

A segunda vantagem do negócio é ter a oportunidade de comprar um veículo 0Km, ou seja, saído da concessionária, sem precisar dar nada de entrada por ele.

Caso você esteja com press, e não queira esperar a contemplação por sorteio, pode dar um lance, pagar uma parcela mais alta ou adiantar um determinado número de parcelas – e adquirir a carta de crédito antes disso.

Sem contar que você pode escolher um consórcio que caiba no seu bolso. Como mencionamos, existem diversos tipos de consórcio Fiat, e você pode optar por um modelo cuja a parcela se encaixe no orçamento.

Afinal, vale a pena fazer o consórcio Fiat?

propaganda do consórcio fiat

Saber se vale a pena ou não contratar o consórcio Fiat depende das suas intenções, ou seja, do seu objetivo. Se você está com tempo para aguardar até a liberação da sua carta de crédito, sim, vale super a pena!

Assim como qualquer modalidade de crédito, o consórcio tem vantagens, mas também conta com desvantagens, como a demora para ser contemplado, por exemplo.

Vale a pena avaliar por si próprio! Depois que decidir, acesse a página oficial do consórcio Fiat para fazer o seu cadastro e solicitar o seu consórcio!

Viu como é simples? Deixa o seu comentário pra gente e compartilha este artigo com os seus amigos e familiares, nas suas redes sociais!

Não vá embora sem antes conferir o nosso artigo especial sobre o serviço de assinatura de carros

Written By

Fernanda Reis

Fernanda Reis é uma escritora experiente no campo das finanças, conhecida por seus artigos concisos e informativos sobre finanças pessoais, investimentos e gestão patrimonial. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos, Sofia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas. Sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.