Preloader Image 1 Preloader Image 2

Segunda via de boleto FIES: Veja como solicitar

Saiba como fazer a emissão da 2a via do seu boleto rapidamente pelo site ou aplicativo FIES

Emitir a 2ª via do boleto FIES Caixa é uma forma de manter o pagamento do seu financiamento em dia. Além disso, essa é uma boa oportunidade para negociar dívidas pendentes do programa estudantil.

Ao quitar as parcelas do FIES dentro do prazo, você evita a incidência de juros e multa, assim como a negativação do seu nome. Atrasos superiores a 30 dias justificam o cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Quer aprender como emitir a segunda via do boleto FIES Caixa? Continue com a leitura e veja como fazer isso agora mesmo!

Passo a passo para solicitar a 2a via do boleto FIES

Antes de aprender a gerar a segunda via do boleto do FIES, é importante entender o que é esse documento. Trata-se de uma forma de cobrança para todos os alunos que aderiram ao programa.

O financiamento estudantil permite que os alunos de baixa renda tenham acesso à Educação Superior com condições facilitadas.

O programa paga parte dos estudos enquanto o aluno está estudando, e ele contribui com uma parcela menor, correspondente às taxas bancárias que envolvem a transação.

Além disso, o aluno paga um seguro de vida e os juros, que são pré-fixados. O pagamento começa a ser efetuado após a conclusão do curso, de acordo com as condições pré-estabelecidas em contrato.

Como gerar a 2ª via do boleto FIES Caixa

Para emitir a segunda via do boleto do FIES você precisa acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal ou baixar o aplicativo FIES em seu smartphone. Em qualquer uma das opções será preciso informar o CPF e a data de nascimento.

Você receberá um código verificador e deverá informá-lo para iniciar a operação. Em seguida, clique na aba “Boletos em aberto”.

Você poderá visualizar os boletos em aberto ou baixar para imprimir e efetuar o pagamento. É possível copiar o código de barras para pagar pelo internet banking.                                                 

O que fazer em caso de inadimplência junto ao FIES?

Embora o ideal seja não deixar de pagar as mensalidades do FIES, caso isso aconteça é preciso solicitar a renegociação da dívida. É importante quitar o débito conforme as condições acordadas no contrato.

Os alunos participantes do FIES que não mantiverem as mensalidades em dia terão seu nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC e Serasa.

Por isso, evitar o atraso é indispensável para manter o seu score de crédito alto. Assim, você não enfrentará dificuldades para conseguir crédito no mercado.

Uma boa dica é colocar lembretes no celular alguns dias antes do vencimento ou registrar, em sua planilha de despesas pessoais, o valor que está sendo investido em seus estudos.

Para obter melhores condições de negociação, é preciso ficar atento ao prazo estabelecido pelo Governo Federal para obter descontos significativos que facilitem a regularização do FIES.

Mas, se você não quiser esperar o prazo promocional e a sua dívida estiver em atraso há mais de 90 dias, entre em contato com a Caixa Econômica para solicitar a renegociação. Avalie as condições oferecidas e somente aceite os termos se você tiver condições reais de arcar com o pagamento. 

Condições especiais

Existem condições especiais de negociação para quem é inscrito no CadÚnico e recebe Auxílio Emergencial. Essas pessoas têm direito a descontos de até 92%. E o saldo devedor pode ser parcelado em até 10 vezes.

É importante ficar atento ao valor mínimo das prestações referentes à parcela de negociações. De acordo com as normas do Governo, elas não podem ser inferiores a R$200.

Todos os participantes do Programa inscritos até o final de 2017 que estejam com as parcelas atrasadas podem solicitar a renegociação da dívida. Basta acessar o site ou app oficial do FIES para saber o valor da dívida.

A 2ª via do boleto do FIES é a única forma de regularizar a situação de pendências junto ao programa de financiamento estudantil. Embora os atrasos não sejam ideais, eles podem acontecer e complicar a vida financeira dos participantes.

Este artigo te ajudou? Então, aproveite para compartilhar o nosso conteúdo nas redes sociais!

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.