Manufatura: Como ela pode afetar a economia?

Você sabe o que é a manufatura e como ele pode afetar a economia?

Não é novidade que os processos de produção passaram por mudanças nos últimos anos, sofrendo uma industrialização de forma intensa.

No entanto, a manufatura surpreende e, diante de tanta tecnologia, tem se reinventado a cada dia.

Para falar mais sobre a manufatura e se ela afeta o meio ambiente, preparamos um conteúdo especial. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente!

O que é manufatura?

A manufatura pode ser definida como um processo de transformação de matéria-prima em um determinado produto que o intuito nada mais é do que ser comercializado.

Essa forma de transformação nasce em meados do século XV, bem antes da indústria.

Apesar de não ser tão atualizada como os processos do século XIX, essa prática era uma forma bem próxima daquela produção, mas em uma maior escala de tempo.

Muitas vezes o termo manufatura é desempregado por meio de produção industrial.

Em alguns casos, podemos perceber a sua presença em nichos de outras atividades como a tecnologia. 

Mas, a manufatura seleciona meios de produção, funciona com estratégias e faz uma seleção de produtos e demanda para que o produto atenda a uma necessidade.

Conheça os principais tipos de manufatura

Ao falar em manufatura, é de suma importância entender que não existe somente um tipo. A seguir, separamos os quatro tipos de manufatura que você precisa conhecer antes de saber se ela afeta a economia.

Repetitiva

Esse é o clássico tipo de manufatura que podemos perceber na descrição do filme Tempos Modernos, de Chaplin lançado em 1936.

Ou seja, temos um processo de produção que acontece em massa e muitos produtos iguais sendo fabricados a todo instante.

Essa é uma demanda de crescimento ganhou cada vez mais espaço e logo diversas empresas dos mais variados nichos adotaram esse modelo de produção.

Além disso, é correto afirmar que essa forma de produção é marcante no fordismo.

Contínuo

Pode se assemelhar um pouco com o anterior, mas esse aqui, além do alto volume de produção, atua com uma variedade de produtos, mesmo que pouca.

Os trabalhadores responsáveis possuem fluxo de linha rigorosos e uma escala bem definida.

Assim como diz o nome, o fluxo de produção é contínuo e os equipamentos operam 24h por dia, literalmente todos os dias.

A matéria-prima de produção pode variar entre pó, gases e líquidos. A fundição de metais e petróleo são exemplos do tipo contínuo de manufatura.

Discreta

A manufatura discreta é aquela em que os produtos nela produzidos ganham exclusividade, ou seja, passam por processos de customização.

Outra característica é que temos um baixo volume de produção com uma linha de produtos finais bem delineados.

Nessas categorias de manufatura discreta podemos identificar a produção de barcos, carros e aviões.

Afinal, são produtos bem customizados com muitos detalhes e que possuem um alto custo de produção e cuidados bem específicos ao decorrer das etapas.

Aditiva

O mercado de impressão 3D é um grande exemplo da manufatura aditiva. Os produtos nela são fabricados em um baixo volume, em poucas unidades e podendo ser até mesmo uma única peça.

Com uma grande variedade de produção temos também um baixo custo graças aos projetos digitais e pouco, quase nulo desperdício de material.

Diferença do artesanato e a manufatura

Como a maioria de nós sabemos, o trabalho realizado à mão é o artesanato, é o responsável por ele é um artesão.

Alguns exemplos de áreas que seguem a linha do artesanato são: marcenaria, costura, cerâmica e outros.

Essa é uma prática bem antiga, estando presente por quase toda a história da humanidade e foi ela a principal atividade de transformação até o séc. XV.

Mas, com o passar dos anos, o seu espaço diminuiu a cada dia mais.

Por outro lado, a manufatura veio para atender as demandas que o artesão não conseguiu. Por isso, temos nela um alto ritmo de produção.

Qual a importância do sistema de manufatura na economia?

Como observamos ao decorrer do conteúdo, a manufatura, assim como as diferentes práticas nela existentes, permite variações na linha de produção conforme a demanda do produto.

A partir daí temos uma linha de evolução que permite cada vez mais uma diminuição do desperdício de matéria-prima e os negócios passam a atender cada vez mais demandas maiores de pedidos.

A manufatura tem se reinventado a cada dia como citamos anteriormente, mesmo estando tão atrelada à tecnologia.

Muitas vezes os processos de manufatura são variados em uma linha de produção e ainda, sim, são integrados a softwares entregando dados relevantes ao gestor.

Logo, esse é um sistema que não só otimiza a produção como também mantém a eficiência, estimulando a compra e venda e movimentando a cada dia mais a economia.

Este artigo te ajudou a entender como a manufatura afeta a economia? Então, aproveite para compartilhar o nosso conteúdo das redes sociais!

Antes de ir, que tal conferir outros artigos valiosos na aqui do nosso blog?

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.