O que é Suitability e como começar a investir?

Está pensando em como começar a investir e não sabe como? Vamos te ajudar a dar o primeiro passo, explicando o que Suitability e qual a sua importância no mundo dos investimentos.

O termo em inglês é traduzido para o nosso idioma como “aptidão”. Suitability, na prática, é um teste que todas as corretoras de valores fazem em relação aos clientes. O termo também é conhecido como API, ou seja, Análise de Perfil de Investidor.

Quer saber mais sobre o que é o Suitability, para que serve e como investir? Leia mais a seguir.

Para que serve um suitability?

É a partir de um suitability que as suas características como investidor serão identificadas.

Suas particularidades como nível de tolerância ao risco, quais investimentos são os mais adequados e qual o retorno de investimentos que você pode alcançar vão poder ser contabilizadas.

Apenas com a segurança de um suitability bem-feito será possível entrar no mercado financeiro com um pouco de segurança.

Como funciona um suitability?

O suitability é um questionário que é disponibilizado ao investidor por uma corretora de valores com questões específicas sobre quais seus interesses ao investir e o que você pensa sobre investimentos e finanças.

As perguntas que geralmente constam em um bom suitability giram em torno desses assuntos:

  • como está o seu patrimônio e a saúde das suas finanças;
  • qual a frequência e volume de investimentos já realizados;
  • quais foram os resultados destes investimentos;
  • o quanto você vai precisar do seu patrimônio no futuro;
  • quais suas preferências de riscos;
  • qual o seu histórico no mercado financeiro;
  • quais suas preferências em relação aos riscos;
  • qual o seu objetivo em investir no mercado financeiro;
  • qual seu sentimento em relação a situações específicas, como altos investimentos e grandes riscos.

Outras questões mais genéricas sobre a sua vida profissional e quais seus conhecimentos de mercado financeiro também serão perguntados.

Riscos de investir sem fazer o suitability

Ao adentrar o mercado financeiro, você deve ter sempre em mente que este é um mercado flutuante, com alto risco de perdas e prejuízos.

Sem conhecer os detalhes sobre seu perfil de investidor, diversas situações podem acontecer. A ansiedade em investir em ações que estão performando de maneira extraordinária, por exemplo, pode ser uma pegadinha para um investidor iniciante.

Se, ao realizar o suitability, for diagnosticado que você tem um perfil conservador de investidor, sem grandes nuances de risco, uma boa corretora de valores irá encaminhá-lo a realizar investimentos mais seguros, como os títulos de renda fixo.

Sem o suitability, seu voo no mercado financeiro pode ser mais curto, frustrante e trazer prejuízos irrecuperáveis.

Paciência e planejamento são os alicerces de um investidor. Principalmente se ele está no início da sua jornada no mercado.

Dicas de como começar a investir

Comece investindo pouco

Muitas instituições financeiras permitem que você ingresse no mercado financeiro investindo menos recursos. Para investidores que estão começando no mercado, com poucas habilidades e conhecimento, é o cenário ideal, pois diminui riscos e perdas monetárias.

Defina seus objetivos

Nesse item, é importante que você contemple não apenas seus objetivos imediatos, mas também quais são seus planos a longo prazo. Não perca de vista que o seu investimento pode ser perdido e não é um ganho certo.

Busque sua educação financeira

Os conceitos de investimentos e de finanças são fundamentais quando você programa onde investir seu dinheiro. Buscar conhecimento sobre eles, passando a compreender riscos e alinhamentos a sua condição financeira é um trunfo que você tem em mãos.

Saiba qual a sua tolerância ao risco

Você pode se arriscar muito, pouco? Qual o nível de risco que o seu patrimônio suporta? Avalie seu horizonte financeiro e qual sua capacidade de lidar com o flutuante mercado de investimentos.

Construa um fundo de emergência

Essa é uma dica não somente para o mercado de investimentos, mas também para a vida financeira de quem não corre riscos com ações: tenha uma reserva emergencial. Você pode precisar para usar no caso de um investimento alto não ter dado certo ou para custear alguma imprevisibilidade que não estava no seu orçamento.

Diversifique os riscos

Não tenha apenas um modelo de investimento em mente. Muitas vezes, o que mantém um investidor ativamente no mercado é a variedade de investimentos que ele possui. Assim, os riscos são diminuídos, já que o investimento não fica dependente apenas de um lugar.

Invista sempre com a ajuda de um profissional financeiro

Você pode até conhecer bem o mercado, ter o mínimo de segurança para investir. Mas, mesmo assim, não faça seus primeiros investimentos sem o auxílio de um profissional. Um assessor de investimentos que mantenha uma relação transparente e saudável com você é o primeiro investimento que tem que ser feito para você se arriscar no mercado financeiro.

Com um perfil mais alinhado e conectado aos seus objetivos, é possível começar a investir no mercado financeiro sem grandes prejuízos,

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.