Invista com clareza utilizando o simulador de investimentos

Você já ouviu falar sobre o simulador de investimentos? A ferramenta permite com que avaliemos as aplicações antes de tomar a decisão final. De modo geral, nos ajuda a obter mais sucesso nos investimentos.

O simulador de investimentos pode ser utilizado para projetar as suas aplicações em renda fixa ou variável. Planejar-se utilizando a ferramenta é uma maneira de investir cuidadosamente.

Investimentos mal calculados, normalmente, trazem bastante dor de cabeça para o investidor. Utilizando o simulador para investimentos – principalmente os de alto risco – pode facilitar bastante a sua vida.

Quer saber quais são as vantagens de utilizar o simulador antes de investir e como utilizá-lo? Você está no lugar certo! Venha conosco na leitura completa deste artigo e confira.

Simulador de investimentos: como funciona?

Imagine que você pode “prever” todos os riscos ou vantagens de uma aplicação antes mesmo de fazê-la. É isso que o simulador de investimentos faz! E tanto faz se as aplicações são de renda fixa ou variável, de curto ou longo prazo.

Sabe quando você já tem a grana pra investir guardada, mas não sabe muito bem o que fazer? Bem, é claro que você vai precisar estudar e manter-se atualizado sobre o mercado para tomar boas decisões. Mas o simulador vai te dar mais segurança a respeito das aplicações que escolher!

 É através desta ferramenta que investidores analisam os “cenários” de risco dos seus investimentos antes de fazê-lo. Isso significa que o simulador projeta o futuro a respeito da aplicação. É uma maneira de proteger a sua carteira de investimentos.

Tendo como base o seu perfil de investidor, a ferramenta apresenta os graus de risco dos investimentos e revela quais são as ações e ativos que provavelmente renderão mais. Depois de feita a simulação, você toma decisões mais assertivas e segue rumo às suas metas e objetivos como investidor.

Quais são as vantagens de utilizar o simulador de investimentos?

A primeira grande vantagem da calculadora ou simulador de investimentos é que ele calcula a rentabilidade das aplicações do investidor! Além disso, a ferramenta também analisa os juros e outras taxas!

Quem investe, tem metas e objetivos a alcançar. Pois bem, o simulador é perfeito para quem deseja traçar um plano em direção a realização do que deseja. Se o seu objetivo é viver de renda, por exemplo, a ferramenta pode te mostrar um caminho para chegar lá.

Planejando-se, você pode evitar perder dinheiro ao retirar a grana da aplicação antes do tempo. Sabia que uma mesma quantia pode render valores diferentes mesmo em aplicações parecidas? O simulador vai te ajudar a entender o que é melhor a ser feito para obter mais rendimentos.

Saiba que a calculadora de investimentos é uma excelente ferramenta para quem quer estudar e aprender cada vez mais sobre investir. Enxergar os números de uma maneira didática e concreta fica bem mais simples a partir do uso do simulador.

Sem contar que com ele, a gente reduz os riscos, né? E não existe necessidade de correr riscos desnecessários dentro dos nossos investimentos, principalmente se estamos começando agora. Evite frustrações na hora de escolher os investimentos, livre-se da burocracia para retirar o seu dinheiro e não perca mais grana com aplicações erronias, que não te levam aos seus objetivos.

Quando usar um simulador de investimentos?

O ideal é que você utilize a calculadora não apenas antes, mas também durante o investimento. Previamente, você poderá ter total noção a respeito da rentabilidade das aplicações. Durante, irá analisar se a oportunidade realmente é boa, pois a depender do investimento, tudo muda quando o mercado muda.

Digamos que você investiu em uma aplicação de renda fixa cujo rendimento te ajudava a alcançar as suas metas. Pouco tempo depois, com as alterações do mercado, este rendimento caiu um pouco e agora é preciso vendê-lo. O simulador por te ajudar a prever isto.

De toda forma, indicamos que você tenha um assessor de investimentos! Este profissional sabe, como ninguém, como avaliar as condições das suas aplicações e traçar um plano mais ágil e eficiente para os seus objetivos.

Portanto, não se acanhe. Comece a utilizar a ferramenta o quanto antes, tanto para entender melhor sobre este universo – que para alguns, ainda é bem complicado – quanto para não fazer aplicações das quais irá se arrepender depois.

Utilizar o simulador é minimizar os prejuízos

Para alcançar o seu principal objetivo com investimentos, calcule a rentabilidade líquida das aplicações que deseja fazer! Isso só é possível com o simulador – e é por isso que a gente fala que usar a ferramenta é reduzir danos.

Existem diversos fatores relevantes ao redor de um investimento. Alguns deles são as taxas da aplicação, o aporte inicial, a modalidade de investimento e o tipo de indexação.

Não deixe de usar o simulador! Ele é essencial para todos que desejam ser bem-sucedidos em seus investimentos, aplicando com clareza e assertividade.

O que você achou deste artigo? Conta pra gente nos comentários e não esquece de compartilhar nas suas redes sociais!

Written By

Fernanda Reis

Fernanda Reis é uma escritora experiente no campo das finanças, conhecida por seus artigos concisos e informativos sobre finanças pessoais, investimentos e gestão patrimonial. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos, Sofia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas. Sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.