A recompra de ações é uma operação estratégica para corporações que possuem ações na Bolsa de Valores. Se você é um investidor, com certeza, já ouviu falar sobre a prática, cada vez mais comum em países onde há taxação na divisão de dividendos.
Neste artigo, você vai descobrir exatamente como a recompra de ações funciona, por que ela acontece e quais as implicações para empresas e acionistas.
Afinal, o que é a recompra de ações?
Trata-se uma manobra que algumas empresas utilizam para melhorar o valor de suas ações no mercado de capitais. Elas compram as suas ações de volta para guardá-las ou até mesmo cancelar as ações. Assim, elevam o valor de mercado da empresa.
Geralmente, isso ocorre em momentos de turbulência no mercado, o que naturalmente derruba o valor das ações. As empresas, então, reavaliam se o mercado está operando com valores que consideram muito baixo para as suas ações. Neste caso, a operação de recompra se transforma em uma espécie de escudo contra os efeitos do mercado.
Em outras palavras, a estratégia é uma opção inteligente de uso do próprio capital, com o objetivo de evitar perdas e enfrentar os momentos mais turbulentos no mercado.
E como a recompra de ações funciona?
A recompra de ações pelas empresas é uma sinalização ao mercado de que elas acreditam que estão no caminho certo.
Quando há o cancelamento de ações, naturalmente, o número de sócios da empresa sofre uma diminuição. Assim, a distribuição de dividendos entre acionistas também.
Isso significa que o rateio do lucro envolverá menos pessoas – e a empresa receberá maior parte no resultado por conta das suas ações.
Quando a companhia simplesmente “retém as ações no seu cofre”, a estratégia é negociá-las no momento de alta do valor e, assim, obter lucro na diferença entre o valor de compra e o de venda.
Você pode estar se preguntando: e os outros acionistas, o que ganham com isso?
Ora, se o número de acionistas diminui quando a empresa recompra, os que ficaram passam a ter um percentual maior na empresa, podendo ter maiores ganhos na hora da distribuição dos dividendos.
Por que empresas recompram ações?
A recompra de ações, basicamente, diminui os gasto com impostos.
Em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, a distribuição de dividendos tem uma taxação de 33% pelo governo.
Já na recompra não existe nenhuma taxação, o que torna a operação bastante atrativa para as companhias.
O que acontece quando uma empresa recompra ações?
A depender da operação que a empresa realizar com as ações recompradas, as consequências podem ser diferentes. No caso de cancelamento de ações, a participação dos acionistas cresce e, logo, eles tem mais dividendos vindos do seu investimento.
No caso da empresa guardar os papéis, eles naturalmente serão vendidos em um melhor momento. O lucro será revertido no resultado da empresa e distribuído aos acionistas em forma de mais dividendos.
Pode ocorrer de a empresa comprar ações mesmo elas estando em alta, ou seja, com valor elevado. Isso não é um bom sinal. Talvez a empresa esteja comprando para atender uma demanda de Stock Options, deixando de lançar ações no mercado para distribuição entre os seus executivos. Ela prefere recomprar, diminuindo a diluição de ações.
Muitas vezes o caixa da empresa está com excedente do que foi projetado, e a recompra é uma maneira de utilizar isso, estando as ações baratas ou com preço um pouco elevado.
De qualquer jeito, a recompra sempre parte de uma estratégia estabelecida para melhorar os ganhos operacionais da empresa, trazendo também ganhos aos seus acionistas.
Como funciona a recompra nos EUA?
No mundo todo, os Estados Unidos são sem dúvida alguma o país com maior volume de recompra de ações. No ano de 2021, por exemplo, foram utilizados recursos na ordem de $ 850 Bilhões para operações de recompra.
Isso se dá, principalmente, pela alta taxação sobre a operação de pagamento de dividendos. As corporações americanas preferem, então, optar pela recompra de suas ações.
Pode acontecer de a recompra não ser tão vantajosa. Várias empresas oferecem a opção da compra de suas ações aos próprios funcionários, em uma operação que pode ser interessante, pois traz equilíbrio no valor de suas ações.
Empresas do ramo de tecnologia são as que mais recompram as suas ações por terem bastante dinheiro em caixa. Mesmo realizando os investimentos programados, geralmente, ainda possuem um caixa alto e optam pela recompra para diminuir o número de ações no mercado.
Além de investir, também é empreendedor? Veja 5 dicas para empregar bem o lucro da sua empresa