Se você é um investidor iniciante, com certeza, já ouviu falar um pouco sobre LCI e LCA. Pesquisas apontam que esses investimentos são a principal porta de entrada para o mercado financeiro. O motivo é simples: segurança.
Investimentos como LCI e LCA são considerados de baixo risco e, por isso, tornaram-se tão famoso entre os recém-chegados. De toda forma, é preciso ter em mente que as possibilidades do mercado ultrapassam as barreiras do medo.
Dar o primeiro passo com títulos de renda fixa pode ser simples, mas exige que você corra atrás de conhecimento. E, nesta caminhada, é fundamental deixar crenças “antigas” a respeito de investimentos para trás.
Na leitura de hoje, você vai conhecer bem os investimentos LCI e LCA e as vantagens que ambos oferecem. Pronto para começar? Então, vamos lá!
LCI E LCA – O que são estes investimentos?
LCA são Letras de Crédito do Agronegócio. LCI são Letras de Crédito imobiliário. Os dois tipos de investimento pertencem à classe renda fixa e podem ter remunerações pré-fixadas, pós fixadas ou híbridas.
Quando a remuneração é prefixada, a gente já sabe exatamente quando a aplicação vai render no momento em que investimos.
No modelo pós fixado, ela depende de indicadores financeiros, como o CDI, por exemplo. Já quando o lucro é híbrido, você garante um pouco de cada tipo de remuneração.
LCI e LCA são apenas emitidos por instituições financeiras sólidas. Quando apostamos nesse tipo de investimento, emprestamos dinheiro para que os setores Agropecuário e Imobiliário cresçam.
Vantagens de investir em LCI e LCA
Segurança
Quem começa a investir gosta de ir sentindo o mercado aos poucos. Afinal de contas, a maioria das pessoas cresceu ouvindo uma série de mitos a respeito do assunto.
Um dos principais motivos pelos quais novos investidores optam por LCI e LCA é a segurança que esses ativos oferecem. Como são emitidos por instituições de reputação consolidada, é praticamente impossível ser vítima de algum golpe.
Além disso, ambos são segurados pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Isso significa que o seu patrimônio de até R$ 250 mil será reembolsado, caso algo aconteça.
Esses investimentos descartam o principal medos dos iniciantes: o de perder o seu tão suado dinheiro. E eles estão corretos em pensar dessa maneira.
Para se aventurar no mercado financeiro, antes é necessário adquirir conhecimento. Entender sobre os diversos tipos de investimento, traçar o seu perfil de investidor e definir objetivos é essencial.
Zero Imposto de Renda
Outro motivo que atrai os iniciantes para o LCI e LCA é o fato de que esses investimentos não pagam Imposto de Renda. O dinheiro aplicado nos ativos traz diversos benefícios para a sociedade.
Por conta disso, eles tem incentivo do governo e você não precisa pagar impostos sobre os seus lucros. A rentabilidade é, portanto, somente sua para utilizar como quiser.
Quando não pagamos impostos sobre os lucros dos nossos investimentos, nosso patrimônio se torna ainda maior. É obvio que uma vantagem como essa faria os olhos dos novos investidores brilharem!
Bons retornos garantidos
Como já mencionamos, LCI e LCA garantem bons retornos, principalmente, porque estão isentos do Imposto de Renda. Por este e outros motivos, a aplicação rende mais do que outros títulos de renda fixa.
Quanto mais investimos, maiores são os nossos retornos. Portanto, nunca subestime a importância de guardar dinheiro para realizar os seus investimentos.
Para quem está começando, o mais importante é aprender a poupar uma porcentagem da sua própria renda. Não guardar dinheiro é um erro grave com efeito devastador a longo prazo.
Qual a melhor forma de investir em LCI e LCA?
Antes de tudo, você vai escolher uma boa corretora de valores ou banco que tenha LCI e LCA como opções de investimento. Analise bem os produtos, com foco na rentabilidade.
Depois, será preciso enviar o valor que deseja investir para a sua conta nesse banco ou corretora. Em seguida, você deverá escolher o título.
Nesse momento, você terá diversas opções diferentes. Antes de optar por uma delas, pergunte-se quais são os seus objetivos e analise quais são os títulos que te colocarão mais perto deles.
Pronto, agora é só dar a ordem de compra e finalizar o processo escolhendo o valor da aplicação. O restante é por conta da corretora ou banco. Simples assim!
Este artigo te ajudou a compreender por que investidores iniciantes geralmente escolhem LCI ou LCA para começar? Conta pra gente nos comentários!
Aproveite para descobrir quais são os 7 melhores investimento de curto prazo em 2023