Investir no exterior: Como e por que fazer?

Muitos investidores têm o desejo de comprar aplicações de fora. Afinal de contas, o mercado financeiro exterior gera bons rendimentos para aqueles que investes de maneira sábia.

No artigo de hoje, vamos tirar as suas dúvidas a respeito de como investir lá fora, comprando aplicações de outros países. Para a sua carteira, pode ser uma boa, principalmente por causa da diversificação.

Comprar aplicações de outros países também pode ser interessante do ponto de vista da proteção do seu patrimônio. Se você comprar moedas fortes, poderá se proteger contra as oscilações do mercado Brasileiro.

Bem, vamos ao que interessa! Se o que você deseja é começar a investir lá fora, acompanhe a leitura completa deste artigo e veja como fazer isso de maneira segura. Vamos lá?

É preciso estudar antes de investir

Não tem escapatória: quem quer investir, precisa estudar. E se você precisa estudar para aplicar no Brasil, precisa se esforçar mais ainda e adquirir conhecimento para começar a investir no exterior.

É preciso estudar os ativos que deseja comprar. Utilizar o simulador de investimentos e analisar, com cautela, se eles dialogam com os seus objetivos como investidor.

Nada de realizar investimentos porque você viu alguém falando alguma coisa na internet. Lembre-se que existem vários perfis de investidor, e que não existe fórmula mágica para o sucesso da sua carteira.

Portanto, estude e mantenha-se informado a respeito do mercado – aqui dentro e lá fora! Aproveite os conteúdos gratuitos disponíveis não apenas no nosso blog, mas em toda a internet. Na plataforma oficial da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, você encontra mais de 70 cursos gratuitos sobre investimentos.

Mercado financeiro internacional

A bolsa de valores dos estados unidos é uma das que mais tem movimentações de investidores brasileiros. A tecnologia avançou bastante nos últimos anos, e com isso, a bolsa americana se tornou a maior do mundo.

A cada dia que passa, mais investidores demonstram interesse em investir lá gora. E o mais bacana dessa história é que, ao contrário do que muitos pensam, aplicar no exterior não é tão difícil.

No último tópico, falando sobre estudo, porque o sucesso nos seus investimentos depende do seu grau de conhecimento. É que a parte difícil de investir lá fora é, justamente, analisar e entender como os ativos que você deseja comprar funcionam.

A Nasdaq, como é chamada a bolsa dos EUA, oferece ações das empresas mais influentes do mundo – principalmente na área de tecnologia. Ela é, na verdade, um grande termômetro do cenário financeiro mundial.

Quais são as vantagens de investir no exterior?

Para muitos investidores, os produtos financeiros disponíveis no mercado brasileiro não são o suficiente. É que investir lá fora abre novas portas e um novo mundo cheio de possibilidades.

A bolsa de valores brasileira, a B3, negocia ações de apenas 1% das empresas com capital aberto do mundo – um pouco mais de 300. Já a Nasdaq, a bolsa dos Estados Unidos, vende ações de mais de 5 mil empresas.

Portanto, uma das principais vantagens em investir lá fora é poder diversificar a sua carteira de investimentos de maneira global. Quando você investe apenas no Brasil, está, de certa forma, se limitando.

A economia não é bem um exemplo, não é mesmo? Investindo lá fora, você poderá se proteger contra as oscilações do nosso mercado. Quando mantemos dinheiro fora do país – ainda mais em dólar – mantemos uma carteira protegida.

Considere o fato de que um investimento internacional vai te proporcionar equilíbrio em um possível momento ruim da nossa economia. Se por exemplo, uma medida modificar a tributação das empresas nacionais e toda a sua grana estiver no Brasil, é provável que tenha grandes percas.

Como investir no exterior?

Não precisa sair do Brasil pra investir lá fora. Também não precisa ser rico nem ter grandes quantias de dinheiro. Dá para começar com pouco, sim!

Divida as suas opções em grandes grupos. No primeiro, concentre opções que não exijam envio de dinheiro para gora. No segundo, coloque as que demandam transferências internacionais.

No Brasil, existem ferramentas maravilhosas que você pode utilizar para investir no exterior. A plataforma da sua corretora de valores, muito provavelmente, já conta com elas.

Dá para investir em fundos, BDR, COE, ETF, comprar ações. Certifique-se de que a sua corretora brasileira realiza este tipo de investimentos e comece hoje mesmo. Caso deseje abrir uma conta em uma corretora internacional – para enviar dinheiro para fora – considere as opções Just2Trade e TD Ameritrade.

Lembre-se que todo investimento requer planejamento. Portanto, estude, se informe e mantenha-se atualizado aqui no blog. Ok?

O que você achou deste artigo? Se gostou, compartilhe nas suas redes sociais e não esqueça de deixar o seu comentário pra gente!

Written By

Fernanda Reis

Fernanda Reis é uma escritora experiente no campo das finanças, conhecida por seus artigos concisos e informativos sobre finanças pessoais, investimentos e gestão patrimonial. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos, Sofia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas. Sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.