Saque Corre da Caixa: Veja como não pagar a taxa

Confira estratégias eficazes para se livrar da cobrança

Você já ouviu falar no Saque Corre da Caixa? Muita gente toma um verdadeiro susto ao se deparar com essa expressão no extrato da conta corrente.

O termo refere-se a uma taxa cobrada sempre que o correntista efetua mais saques do que o permitido dentro do mês ou utiliza caixas eletrônicos fora das agências da Caixa Econômica Federal.

A palavra Corre, nesse contexto, tem como significado “correspondente bancário”, e o pagamento da taxa é destinado à cobertura das despesas relativas ao transporte do papel-moeda e da manutenção do vínculo.

Mas, afinal, é possível ficar livre da taxa? A gente já te adianta que sim. Existem estratégias simples que, se colocadas em prática, vão te fazer economizar esse dinheiro. Vamos te explicar melhor ao logo deste artigo!

Continue com a gente para entender como o Saque Corre funciona e como se livrar de uma vez por todas dessa cobrança indesejada!

Como funciona o Saque Corre da Caixa?

Ao abrir uma conta corrente na Caixa, é comum contratar uma cesta de serviços. Ou seja, serão estipulados quais serão seus benefícios mediante o pagamento de algumas tarifas ou não.

Há opções de abertura de conta corrente gratuita com limite de movimentação. Mesmo naquelas em que há descrição das quantidades, é preciso ficar atento para não ultrapassá-las, o que resultaria no pagamento de taxas no uso dos serviços.

Por isso, é importante avaliar o seu perfil na hora de abrir a sua conta na Caixa. Uma conversa com o gerente é suficiente para entender as suas necessidades e ter acesso a uma conta bancária que ofereça o que você precisa, sem ter que pagar um alto custo por isso.

Qual o valor do Saque Corre da Caixa?

Não é possível definir um valor exato a ser pago pelo Saque Corre da Caixa, visto que o banco oferece opções personalizados para seus clientes.

Ou seja, as variações de valores acontecem de acordo com os serviços contratados. No entanto, a média de por saque é de R$ 2.

Para evitar cobranças exageradas, é importante fazer saques apenas quando for extremamente necessário, e dentro dos limites estabelecidos para sua conta.

Por que os saques em correspondentes bancários são cobrados?

Correspondentes bancários localizados em farmácias, supermercados e outros pontos precisam ser mantidos pelos bancos.

Dessa forma, o Saque Corre da Caixa usa a taxa cobrada para suprir as despesas que envolvem o transporte do papel-moeda e a manutenção das máquinas, entre outros custos.

Além disso, quanto maior o volume de dinheiro em papel circulando, mais riscos a população corre, uma vez que viabiliza a ocorrência de assaltos, roubos e furtos.

Ademais, a caixa não pode tirar da sua movimentação financeira para manter os caixas eletrônicos em outros estabelecimentos, o que poderia resultar no saldo negativo para o banco.

No entanto, se você não quer pagar essa taxa, é preciso planejar melhor os seus saques, evitando que eles extrapolem a quantidade permitida dentro do seu pacote de serviços.

Outra questão que envolve o Saque Corre da Caixa é a retirada de valores nos caixas eletrônicos conhecidos como Caixa 24 horas. Para não pagar a tarifa, basta não utilizá-los.

É possível não pagar a taxa do Saque Corre?

Certamente, ninguém deseja perder dinheiro pagando taxas bancárias. Por isso, é importante saber quais serviços você pode usar sem precisar pagar por eles.

Antes de abrir a conta, converse com o gerente da Caixa e exponha o seu desejo de ter acesso a uma conta corrente com baixa manutenção ou, preferencialmente, sem custos.

A Caixa oferece diversos tipos de conta com opções personalizadas para atender às necessidades de seus clientes.

Vale lembrar que, de acordo com a Resolução 3.919/ 2010, estabelecida em 2008 pelo Banco Central do Brasil, todos os brasileiros maiores de 18 anos têm direito a abrir uma conta bancária sem precisar pagar nada por ela.

Outra forma de evitar pagamentos desnecessários é optar por uma conta bancária sem manutenção e, assim, ter acesso apenas a serviços essenciais.

Essa escolha deve ter como base o seu perfil de correntista para não haver contratação desnecessária de serviços, nem prejudicar a movimentação da sua conta.

Conclusão

O Saque Corre da Caixa é uma taxa cobrada aos correntistas nas seguintes situações:

  • Quando extrapolam o limite de saques mensais;
  • Utilizam os serviços de retirada em dinheiro nos terminais de autoatendimento;
  • Realizam saques em caixas eletrônicos 24 horas.

A cobrança da taxa em como justificativa o fato de que é preciso cobrir as despesas inerentes ao funcionamento das máquinas, o transporte do papel-moeda e a manutenção de todo o equipamento, além da contratação de mão de obra especializada.

Você pode ficar livre dessa cobrança de forma simples: não ultrapasse o limite de saque e utilize apenas os caixas localizados nas agências da Caixa Econômica Federal.

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.