Frete CIF e FOB: Entenda a diferença

Mesmo com as compras online cada vez mais comuns, muita gente ainda se espanta ao saber que nem todo frete é igual. Preparamos este artigo para que você conheça as diferenças entre o frete CIF e o frete FOB, e saiba escolher a opção de envio ideal, seja como lojista ou consumidor!

A gente sabe que qualquer compra realizada à distância possui um valor de frete – e ele é decisivo para finalizar o não a conversão entre a empresa e o cliente. Além disso, o consumidor considera a qualidade da entrega e o tempo para uma boa experiência.

Ao conhecer os diferentes tipos de frete, fica bem mais simples realizar uma compra com uma experiência satisfatória. E se você é um empreendedor, o mesmo vale para as suas estratégias e logística.

A seguir, vamos apresentar todos os detalhes sobre os fretes CIF e FOB. Você vai descobrir quais as principais diferenças entre eles e como ambos funcionam na prática. Confira!

O que é o frete CIF?

O frete CIF nada mais é do que o tipo de frete em que todos os riscos e custos do transporte da mercadoria são de responsabilidade do vendedor até chegar no destinatário.

Por isso, se o cliente encontrar algum problema durante esse processo, a responsabilidade é do vendedor e não dele.

Em questões de vendas diretas, ou seja, entre clientes e pessoas físicas, essa é uma modalidade usada comumente.

Mas, um frete CIF não é pago totalmente pela logística: os preços desse serviço estão embutidos nas entrelinhas do produto vendido.

Como o frete CIF é cobrado?

Como destacamos anteriormente, a mercadoria que vendida ao cliente já conta com um acréscimo que ajuda a arcar com os custos de logística do frete CIF.

Na própria nota fiscal que o cliente recebe, é informado que o tipo de frete é o CIF. Assim, ele não paga nenhuma taxa extra para o envio.

Quando usar o frete CIF?

Recomendamos o uso desse tipo de frete para empresas e empreendedores que atendem diretamente o consumidor final.

O cliente não precisa se preocupar com nada e, por isso, raramente vai questionar o custo do produto quando o frete está incluso.

Vantagens do Frete CIF

  • Comodidade absoluta: o cliente não precisa se preocupar com nenhuma etapa para assegurar a entrega de sua encomenda
  • Facilidade de acompanhamento: a entrega é cuidadosamente monitorada pelo vendedor, permitindo ao cliente seguir o processo sem esforços
  • Alta aceitação entre os consumidores: essa abordagem é amplamente preferida, pois os compradores buscam uma experiência de compra livre de preocupações, mesmo que isso resulte em um aumento no custo final do produto.

Conheça o Frete FOB

Diferente do CIF, no frete FOB, o empreendedor não tem nenhuma responsabilidade com a entrega do produto e nem com os custos da logística. Portanto, o papel do vendedor é exclusivamente vender, e nada mais.

Empresas de grande porte utilizam esse tipo de frente em massa, pois, em sua grande maioria, usam um único transportador de confiança para a retirada dos produtos e entrega no local desejado.

Há casos em que as compras que possuem o frete FOB chegam no destino até no mesmo dia.

Não é uma cobrança inclusa no custo dos produtos vendidos e, por isso, nenhum valor será especificado na nota fiscal enviada pelo vendedor.

Quando optar pelo Frete FOB?

Para esse tipo de frete, indicamos relações de compra e vendas de empresas para empresas.

Além disso, em casos de frete FOB, há empreendedores que recebem o valor somente quando a mercadoria chega e passa por uma conferência.

Conheça as vantagens do frete FOB:

  • Liberdade de escolha para o comprador: os clientes têm a autonomia para selecionar as condições e prazos mais adequados, contando com logísticas de sua confiança
  • Simplificação para o vendedor: o vendedor encerra suas responsabilidades assim que a compra é concluída, transferindo as obrigações de frete para o comprador, garantindo uma experiência tranquila
  • Produtos com preços mais acessíveis: como o custo do frete não é incorporado ao produto, os preços se tornam mais competitivos e atraentes para os consumidores

Principais diferenças entre o Frete CIF e FOB

No CIF, o vendedor paga pelo frete, seguro e entrega da mercadoria até o porto de destino escolhido pelo comprador. Neste ponto, a responsabilidade pela mercadoria passa para o comprador.

No Frete FOB, o vendedor só é responsável por entregar a mercadoria no porto de origem. A partir desse momento, os custos e riscos, incluindo frete e seguro, são do comprador.

 Além disso, o Frete CIF coloca mais obrigações no vendedor, mas pode tornar os preços mais claros para o comprador.

Em contrapartida, o FOB dá mais controle logístico ao comprador, mas pode envolver custos adicionais e complicações.

A escolha entre CIF e FOB depende das negociações e acordos entre as partes.

Agora é a sua vez de aproveitar outras dicas no nosso blog!

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.