Depósito bloqueado: Quando o dinheiro vai cair na conta?

Você sabe o que significa “depósito bloqueado”? É bem provável que essa informação já tenha aparecido algumas vezes no seu extrato bancário. Mas, afinal, preciso ir ao banco para desbloquear ou devo apenas esperar? E quanto tempo demora para o dinheiro entrar na conta? A gente te explica tudo neste artigo!

Existem algumas maneiras de você fazer um depósito na sua conta bancária ou na de outra pessoa. Pode ser via cheque, depósito na boca do caixa ou pagamento de um boleto bancário.

Esses formatos possuem um prazo de compensação que, enquanto não forem cumpridos pelos bancos, não serão finalizados.

Em outras palavras, os depósitos não chegarão ao seu destino. E o valor aparecerá como “depósito bloqueado” no seu extrato.

Confira os prazos de compensação e outros detalhes sobre o depósito bloqueado a seguir!

O que é o depósito bloqueado?

O depósito bloqueado funciona como um “bloqueio” por medidas de segurança do banco em relação aos valores enviados por uma conta, seja ele por meio de depósito, transferência ou pagamento.

Esse bloqueio serve para a conferência do banco em relação à ação, confirmando que os valores realmente correspondem ou estão disponíveis de acordo com o depositante.

Como funciona a compensação bancária?

O tempo que um banco demora para validar um pagamento chama-se compensação bancária. É um sistema que permite a segurança das transações.

As regras das compensações bancárias são feitas pelo SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). A instituição não atua diretamente com o consumidor.

Trata-se de uma estrutura formada por instituições integradas e entidades que viabilizam a segurança das transações financeiras. O SBP está ligado ao Banco Central (BC), o órgão que regulamenta e supervisiona sistemas de liquidação, de compensação e instituições de pagamentos no país.

As únicas formas de pagamento que não passam por compensação bancária são dinheiro em espécie ou pagamento à vista.

Onde ficam as informações sobre o depósito bloqueado?

O bloqueio de valores de um depósito pode ser visualizado no extrato bancário. Nele, você também encontra o período para a compensação ocorrer.

Nos extratos, os depósitos bloqueados estão identificados por “D+”. Depois, vem um número, que especifica a quantidade de dias para a compensação ocorrer.

Por exemplo:

  • D+2: quer dizer que a quantia depositada será liberada em 2 dias úteis;
  • D+3: corresponde a 3 dias úteis para o depósito bloqueado ser liberado.

Os pagamentos em cheque melhoraram muito a sua forma de compensação. Hoje em dia, ela é mais rápida e com menos burocracia. No entanto, continua sendo o depósito que mais gera insegurança em quem recebe. E o seu bloqueio pode realmente durar mais tempo.

O tempo de depósito bloqueado de um cheque costuma ser de 72 horas, após o envio para a conta bancária.

Mesmo com procedimentos modernos, como uso de tecnologias digitais, o banco faz uma conferência detalhada na conta de destino para verificar se há fundos disponíveis para aquele cheque ser coberto.

Se em 72 horas o cheque não for compensado, você deve entrar em contato diretamente com o seu banco.

Quando o depósito bloqueado será compensado?

Além dos formatos que já mencionamos, também há outros que exigem compensação bancária.

E vale lembrar que os bancos digitais, cada vez mais populares por aqui, também seguem as regras do SPB.

Confira, abaixo, as formas de depósito que precisam de compensação bancária e os respectivos prazos:

  • TED: em horário comercial, você consegue a liberação no mesmo dia. Fora do horário, apenas no próximo dia útil;
  • DOC: tanto no horário comercial quanto fora dele, o DOC compensa na conta bancária apenas no próximo dia útil;
  • Depósito em dinheiro no caixa eletrônico: o depósito com envelope entra na conta bancária no mesmo dia, se for feito até às 16h. Se não, somente no próximo dia útil.
  • Depósito em dinheiro com atendente: é um depósito rápido, pois entra na conta no mesmo dia;
  • Depósito sem envelope no caixa eletrônico: nesta modalidade, a compensação ocorre no mesmo dia, caso seja feito em horário comercial; e no dia útil seguinte, quando realizado após o horário bancário;
  • PIX: é a forma mais rápida, pois o valor entra na conta em poucos segundos;
  • Cheque: tendo fundos, um cheque é compensado no dia útil seguinte, em caso de depósito no horário comercial. Fora do horário comercial, pode demorar até dois dias úteis.

Veja, a seguir, como liberar um depósito bloqueado nos principais bancos do Brasil.

Banco do Brasil

O BB analisa individualmente cada caso de depósito bloqueado. Portanto, não há regras específicas que são seguidas. A sugestão é entrar em contato diretamente com o Banco.

Bradesco

O Bradesco utiliza uma maneira diferente de informar, no extratos bancários, os prazos de compensação dos depósitos bloqueados. Para tirar as suas dúvidas em relação ao novo formato, entre diretamente em contato com os canais de atendimento.

Santander

Por questões de segurança, o Santander pode bloquear os saldos por alguns dias. Se isso acontecer com você, fale com um atendente do Banco.

As regras para liberar um depósito bloqueado foram feitas para a segurança de todos. Tanto para quem faz o depósito quanto para quem o recebe, é um alento contar com um sistema bancário que permite a verificação cada vez mais moderna de um pagamento.

E, se por acaso ocorrer algum problema, os bancos possuem mais de uma forma de atendimento para resolver a situação.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar este conteúdo.

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.