Preloader Image 1 Preloader Image 2

Assessor de Investimentos: O que é e Por que contratar?

Conhecendo o mercado financeiro há pouco tempo ou já sendo um expert, você já deve ter ouvido falar neste profissional: o assessor de investimentos.

E você sabe como ele atua junto a investidores e instituições financeiras, como corretoras de valores, bancos ou empresas de gestão de investimentos?

Veja a seguir o que é um assessor de investimentos, qual o seu papel e como ele pode lhe auxiliar para alcançar o sucesso.  

O que faz um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos ou agente autônomo de investimento (AAI) é um profissional certificado e qualificado que orienta investidores sobre as melhores aplicações de acordo com seu perfil, objetivos e realidade financeira.

Para atuar na área, é preciso ter certificações específicas e autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de possuir vínculo com alguma corretora de investimentos.

Para uma orientação bem feita, o assessor de investimentos realiza a análise de três fatores primordiais:

  • Perfil do investidor;
  • Objetivos;
  • Planejamento financeiro.

A partir disso, o profissional monta uma estratégia que encaminhe você para as melhores decisões sobre a sua carteira de investimentos. O foco desse planejamento é pensar a vida financeira do cliente a longo prazo.

O assessor tem como um de seus propósitos apresentar investimentos acessíveis aos clientes.

Funções de um assessor de investimentos

  1. Análise de perfil

Cabe ao assessor de investimentos compreender qual é o perfil de risco do cliente e quais são as suas necessidades financeiras. A partir dessa primeira avaliação será possível determinar qual é o nível compatível de risco e como alocar os investimentos de acordo com essa projeção.

  • Elaboração de estratégias

Nesse ponto, o assessor de investimentos prioriza as metas do cliente, levando em conta a tolerância de riscos que o investidor tem e o prazo para as aplicações começarem a render.

  • Monitoramento de carteira

O acompanhamento do desempenho dos investimentos é um trabalho primordial que o assessor tem que fazer. Muitas vezes, é necessário realizar ajustes nas estratégias adotadas. Além disso, também é preciso otimizar o retorno financeiro do investidor e reduzir os riscos. Recalcular a rota do investidor é um papel importante do assessor de investimentos.

  • Educação financeira

Esclarecimento de dúvidas sobre conceitos financeiros, informar notícias do mercado, explicar os melhores produtos de investimento. Estas tarefas também fazem parte do ofício de um assessor de investimentos. A relação dele com o investidor precisa ser clara para que haja total compreensão das decisões a serem tomadas.

Quais regras o assessor de investimentos segue?

O assessor de investimentos tem que seguir as normas do mercado financeiro. Quem regulamenta as regras é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em 2023, um novo marco regulatório foi divulgado. O objetivo é tornar a relação entre o assessor e o mercado financeiro mais transparente.

A Resolução 178 está valendo desde o último mês de junho. A outra Resolução divulgada, a 179, tem partes já valendo e outras que só entrarão em vigor a partir de 02 de janeiro de 2024.

Dentre as novidades está o fim da exclusividade. Em outras palavras, o assessor de investimentos agora pode atuar em mais de uma corretora. A exclusividade ainda pode ser exigida, mas deve ser informada claramente para os investidores e para as corretoras.

 Os deveres dos assessores de investimentos incluem a divulgação da estrutura de remuneração e potenciais conflitos de interesse.

Por que você precisa de um assessor de investimentos?

A principal realização que um assessor de investimentos trará para você são os resultados na sua vida financeira.

O assessor de investimentos faz a ligação entre o seu patrimônio e o mercado financeiro. Ele possui a expertise necessária para orientá-lo sobre as operações mais estratégicas na hora de montar a sua carteira de investimento. O objetivo é te colocar na direção certa dos seus objetivos, auxiliando na escolha das melhores aplicações e, assim, minimizando também os riscos.

De início, há uma certa confusão se um assessor de investimentos tem a mesma função que um analista de investimentos. Eles, no entanto, atuam de formas distintas. Veja a seguir.

Assessor de investimentos X Analista de investimentos

O analista de investimentos realiza um estudo junto ao mercado e as empresas, construindo análises específicas, leituras e interpretações financeiras.

O assessor de investimentos não indica ou decide a compra ou venda de ativos. O trabalho principal do assessor de investimentos é sugerir o destino de investimentos, apontar falhas e identificar oportunidades. A tomada de decisão é sempre do cliente. Ou seja, é ele quem decide onde e como investir o seu dinheiro.

Há, claro, uma cooperação entre os dois profissionais que visa, principalmente, atingir resultados satisfatórios, tanto para os investidores quanto para as instituições financeiras.

Portanto, o assessor de investimentos é um profissional que trabalha diretamente com o investidor, alinhando expectativas financeiras e fazendo um balanço de riscos e oportunidades.

Written By

Lettícia Hermann

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda Lettícia atua como redatora especialista em produção de textos e artigos para web. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos Lettícia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas e sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.