Preloader Image 1 Preloader Image 2

MOAT: Como aplicar o método para investir com sucesso

Atualmente no mundo das finanças muito se fala do termo moat, criado por Warren Buffett. Ele é um super investidor e atual CEO da Berkshire Hathaway, uma das mais valiosas companhias de capital aberto do mundo.

A visão de mercado de Buffett é acompanhada por acionistas do mundo todo e consiste em estratégias para analisar as ações negociadas na Bolsa de Valores. 

Neste artigo, vamos te explicar exatamente o que é moat, como o método funciona e por que ele pode fazer a diferença nos seus investimentos.

Moat: Por que ele é um diferencial para a sua empresa?

 O moat, que também podemos chamar de fosso econômico, consiste em analisar de forma meticulosa o investimento, ou seja, proteger o investidor de negociações arriscadas.

Um ponto importante do moat é o poder de estabelecer uma política diferenciada de precificação dos produtos, existindo, assim, uma vantagem competitiva entre uma empresa e as demais concorrentes que atuam no mesmo mercado.

É impossível se isentar de todos os riscos financeiros quando se trata de aplicar. Mas, com o moat, temos a garantia de prever algumas vantagens que fazem a nossa empresa se destacar.

  • Vantagem de escala: algumas empresas de grande porte conseguem comprar de seus fornecedores, serviços ou produtos com valores bem abaixo em comparação ao resto do mercado, devido à sua grande demanda.
  • Ativos intangíveis: marcas valiosas fazem a diferença no quesito de atrair os clientes e de precificar alto, o que será vantajoso para a empresa.
  • Custo de troca: acontece na impossibilidade de um cliente querer trocar um determinado produto de uma marca por outro de uma marca diferente, pois, ao realizar essa troca, ele passaria por um transtorno.

 Dessa forma, empresas que contam com fossos econômicos têm mais chances de desfrutar de um alto desempenho financeiro. Ou seja, quanto maior o moat, maior o sucesso a longo prazo do seu negócio.

Como são as aplicações na Bolsa utilizando o moat?

A segurança que essa técnica lhe permite protege a viabilidade a longo prazo dos seus lucros. Ao utilizar a abordagem, você mantém as suas transações de mercado selecionando os papéis das empresas mais competitivas, na expectativa de ganhar mais dinheiro.

A ideia real por trás de toda aplicação é encontrar papéis valorizados na Bolsa de Valores e vendidos a preços específicos. Ou seja, a conduta faz com que os ativos sejam descontados e, se for utilizado o fosso econômico, a propensão a atingir resultados altos é bem maior.

Como o Moat pode ajudar o acionista?

Na hora de estabelecer o caminho das transações, ele é bem importante. Dominar o método e saber como aplicá-lo vai te nortear para investir em ações certeiras, obtendo, assim, um bom retorno financeiro a curto e longo prazo. Dessa forma, você pode chegar à uma renda passiva.

Compreendendo como funciona, é preciso encontrar empesas que atendam às regras do método. Fique atento às empresas mais presentes no mercado e que oferecem experiências, serviços e conhecimentos diferenciados. Esse tipo de negócio é muito encontrado nos Estados Unidos, devido ao tamanho de sua economia.

Método Buffett nos investimentos

Referência de sucesso quando o assunto é retorno financeiro no mercado de aplicações, Buffett dá 3 dicas para quem deseja prosperar nesse nicho:

  1. Preço é o que você paga, valor é o que você recebe;
  2. Jamais investa em algo que você não entende;
  3. Ao lidar com o mercado financeiro, ter estratégia é fundamental para obter sucesso.

O moat é apenas um dos vários pilares na prática de investir na Bolsa, segundo Buffet. O estudo vai muito além disso. Você deve buscar conhecimentos de mercado a partir dos livros indicados por ele, e ler as cartas divulgadas pela sua empresa de tempos em tempos, destinadas aos acionistas.

Adquirindo esses conteúdos, você certamente vai aprender várias estratégias de holding utilizadas para atingir lucros que chegam a mais de 20%. Tenha em mente que o principal caminho para o sucesso e para a segurança no mundo de investimentos é a fome por conhecimento e a eterna busca em sempre aprimorá-lo.

Por fim, mais importante do que se empenhar para seguir todas as dicas do método Buffett é ter ciência do seu estilo e do seu perfil enquanto investidor. Cumprindo isso, você estará no caminho certo para alavancar a sua carreira e aumentar o seu poder econômico. Este último, certamente, virá com o tempo, à medida em que sua experiência também se eleva!

Written By

Fernanda Reis

Fernanda Reis é uma escritora experiente no campo das finanças, conhecida por seus artigos concisos e informativos sobre finanças pessoais, investimentos e gestão patrimonial. Com sua habilidade em simplificar tópicos complexos, Sofia capacita os leitores a tomarem decisões financeiras bem fundamentadas. Sua expertise é reconhecida e seus artigos têm sido elogiados por sua praticidade e clareza.