Cartões de crédito podem ser uma ferramenta útil para pessoas desempregadas. Eles oferecem a conveniência de fazer compras online e em lojas físicas, além de ajudarem a construir ou reconstruir o crédito. Mas, será que é fácil ter o nome aprovado nessa situação? E quais são, exatamente, os tipos de cartão de crédito disponíveis para desempregado?
As dúvidas acima são muito comuns entre pessoas que, por algum motivo, estão fora do mercado de trabalho. Por isso, preparamos este artigo para te explicar tudo sobre o assunto. A partir de agora, você confere as principais opções de cartão de crédito disponíveis para desempregados. E, de quebra, ainda vamos te dar dicas valiosas para usar a ferramenta com sabedoria e não se endividar!
5 opções de cartão de crédito para desempregados
1 – Garantidos
Esses cartões requerem um depósito antecipado, que é usado como garantia para cobrir as despesas caso você não pague a fatura do cartão. O limite de crédito é geralmente igual ao valor do depósito, o que significa que você não pode gastar mais do que depositou. Esse tipo de cartão pode ser uma boa opção para aqueles que têm um histórico de crédito ruim ou limitado.
2 – Pré-pagos
Esses cartões funcionam de maneira semelhante aos cartões de crédito garantidos, mas em vez de depositar dinheiro em uma conta garantida, você coloca dinheiro no cartão antes de fazer compras. O limite de crédito é determinado pelo valor disponível no cartão. Os cartões pré-pagos são uma boa opção para aqueles que desejam controlar os seus gastos ou para aqueles com um histórico de crédito limitado.
3 – Para estudantes
São projetados para estudantes universitários que têm um histórico de crédito limitado ou inexistente. De forma geral, eles possuem limites de crédito mais baixos e taxas de juros mais altas, mas também podem oferecer recompensas, como programas de cashback. Alguns cartões desse tipo também podem ser contratados por pessoas sem vínculo acadêmico.
4 – Para pequenos negócios
Se você está desempregado e procura uma maneira de iniciar o seu próprio negócio, um cartão de crédito para pequenas empresas pode ser uma opção viável.
Esses cartões são projetados para proprietários de pequenas empresas, no intuito de ajudá-los a gerenciar as despesas do seu CNPJ. Além disso, eles também colaboram para a construção de crédito em nome do seu negócio.
5 – Cartões de crédito com fiador
A modalidade exige que você tenha um fiador que se responsabilize pelas despesas caso você não pague a fatura do cartão. O fiador deve ter um bom histórico de crédito e renda estável. Pode ser uma boa opção se você tiver alguém disposto a ser o seu fiador.
Requisitos para obter um cartão de crédito mesmo sem emprego
Embora a elegibilidade para um cartão de crédito possa variar de acordo com o tipo de cartão, existem alguns requisitos básicos a serem atendidos. Em geral, você precisará:
- Ter pelo menos 18 anos de idade;
- Ser um residente legal do país onde está solicitando o cartão;
- Ter um número de Seguro Social ou um número de identificação fiscal equivalente;
- Ter uma fonte de renda, que pode incluir renda de trabalho, benefícios do governo ou pensões.
Para aqueles que estão desempregados, a fonte de renda pode ser mais limitada. No entanto, algumas instituições financeiras podem levar em consideração outras vias de ganho, como investimentos ou aluguel, ao avaliar a sua elegibilidade para um cartão de crédito. Além disso, ter uma boa pontuação de crédito pode aumentar suas chances de aprovação para um cartão de crédito.
Dicas para usar o cartão de crédito com sabedoria
Quando você recebe um cartão de crédito, é importante usá-lo com sabedoria. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a administrar a ferramenta de compras de forma responsável:
- Pague a fatura do cartão em dia e em sua totalidade para evitar juros e taxas atrasadas;
- Mantenha o saldo do seu cartão abaixo de 30% do limite de crédito não afetar a sua pontuação de crédito negativamente;
- Fique de olho nas taxas anuais e outras taxas associadas ao seu cartão de crédito e escolha um cartão com taxas razoáveis;
- Não gaste mais do que pode pagar. Lembre-se de que você será responsável por pagar a fatura do cartão no final do mês;
- Use o cartão de crédito com moderação e apenas para compras essenciais. Evite gastar em itens supérfluos e de luxo;
- Aproveite as recompensas e benefícios oferecidos pelo seu cartão de crédito, como cashback ou milhas aéreas, desde que isso não o leve a gastar mais do que pode pagar.
Conclusão
Os cartões de crédito podem ser uma ferramenta útil para pessoas desempregadas que desejam construir ou reconstruir seu crédito, além de oferecer a conveniência de fazer compras on-line e em lojas físicas.
Existem várias opções de cartão de crédito disponíveis para pessoas desempregadas, incluindo cartões garantidos, pré-pagos, para estudantes, para pequenas empresas e com fiador. É importante usar o cartão de crédito com sabedoria e pagar a fatura do cartão em dia e em sua totalidade para evitar juros e taxas atrasadas.
Além disso, mantenha o saldo do seu cartão abaixo de 30% do limite de crédito para evitar que sua pontuação de crédito seja afetada negativamente. Com essas dicas, você pode usar seu cartão de crédito de forma responsável e colher os benefícios que ele oferece. Simples assim!
Gostou de conhecer essas opções de cartão de crédito para desempregado? Então, compartilhe a informação nas suas redes sociais!